Política

Câmara dos Deputados analisa cassação de mandatos de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Câmara dos Deputados analisa cassação dos mandatos de Eduardo Bolsonaro e Ramagem, que têm acusações graves. Decisão deve ocorrer nesta semana.
Por Redação
Câmara dos Deputados analisa cassação de mandatos de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Eduardo e Ramagem podem perder os mandatos. -

Compartilhe:

A Câmara dos Deputados analisará nesta semana os processos que podem levar à cassação dos mandatos de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ). Ambos estão nos Estados Unidos e devem se manifestar sobre as acusações que enfrentam.

Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), está fora do Brasil desde o início de 2025. Ele já acumula um número significativo de faltas, que, segundo o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), corresponde a mais de um terço das sessões da Casa. Esse histórico possibilita que a perda do mandato seja colocada em pauta.

Na última terça-feira, 9, Eduardo foi formalmente notificado sobre o processo administrativo contra ele. Se não apresentar sua defesa, caberá à Mesa Diretora decidir sobre a cassação.

Por sua vez, Ramagem foi condenado por sua participação em um processo relacionado a uma tentativa de golpe de Estado, com a sentença prevendo a perda do mandato entre outras penalidades. Ele está foragido da Justiça, e sua condenação já transitou em julgado. Após receber a notificação na quarta-feira, 10, Ramagem tem até cinco sessões do plenário para apresentar sua defesa.

Hugo Motta anunciou que o plenário decidirá sobre o caso de Ramagem na próxima quarta-feira, 17, sem a necessidade de análise prévia pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), agilizando assim o processo de avaliação.