Política

Sisu 2026: veja como conferir o resultado e entrar na lista de espera

Saiba tudo sobre o Sisu 2026: data do resultado (29 de janeiro), como acessar sua aprovação no MEC e os passos para se inscrever na lista de espera, além do Prouni.
Por Redação
Sisu 2026: veja como conferir o resultado e entrar na lista de espera

O SISU é o principal método para estudantes ingressarem ao ensino superior — Foto: Divulgação/Ministério da Educação

Compartilhe:

O aguardado resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026, programa do Ministério da Educação (MEC) que abre as portas das universidades públicas, tem previsão de ser divulgado no dia 29 de janeiro. Esta edição do Sisu é histórica, oferecendo 274,8 mil vagas em 7.388 cursos de graduação espalhados por 136 instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil.

Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025, cujo resultado saiu em 16 de janeiro, podem usar suas notas para concorrer a essas vagas sem precisar fazer vestibulares específicos para cada universidade.

O Sisu funciona como uma competição em tempo real, onde as notas de corte mudam diariamente. Isso acontece porque os candidatos podem acompanhar a classificação parcial e até trocar de curso enquanto as inscrições estão abertas (que foram de 19 a 23 de janeiro). Para quem não for aprovado na primeira chamada, uma boa notícia: existe a chance de entrar na lista de espera, com inscrições que vão de 29 de janeiro a 2 de fevereiro.

Como conferir o resultado do Sisu 2026

Para descobrir se você foi um dos selecionados na chamada regular do Sisu 2026, o processo é simples e direto. A partir do dia 29 de janeiro, você precisa acessar a página oficial do Sisu dentro do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, que pode ser encontrado no endereço acessounico.mec.gov.br/sisu.

Ao entrar no portal na data prevista, procure pelo tópico “Resultado da chamada regular” e clique no botão indicado. Você será direcionado para fazer o login e, então, poderá visualizar todas as suas informações e o status da sua inscrição.

Se você for um dos aprovados, a página inicial do portal mostrará uma mensagem de felicitação, como:

“Parabéns, você foi selecionado na chamada regular!”
Além disso, você poderá ver sua classificação dentro do número de vagas do curso escolhido. É importante lembrar que, se você for aprovado na sua primeira opção de curso, automaticamente é desconsiderado da segunda opção, abrindo espaço para outros candidatos.

Entenda como funciona a lista de espera do Sisu

Para aqueles que não conseguirem uma vaga na chamada regular, não desanime! A lista de espera é uma excelente oportunidade para tentar novamente. As inscrições para a lista de espera do Sisu 2026 acontecem entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro.

Para participar, siga estes passos:

  • Acesse novamente o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (acessounico.mec.gov.br/sisu).
  • Com a divulgação do resultado, procure pela opção “Prazo para participar da lista de espera” e clique no botão abaixo dela.
  • Em seguida, você precisará fazer login com sua conta do Gov.br.
  • Depois de logado, selecione a opção “Participar da lista de espera na X opção”. Você poderá escolher entre a sua primeira ou segunda opção de curso registrada no Sisu.
  • Se por algum motivo você mudar de ideia, é possível retirar sua participação da lista de espera a qualquer momento antes do prazo final.

A convocação dos candidatos que estão na lista de espera começará a partir do dia 11 de fevereiro de 2026.

Prouni 2026: uma segunda chance para o ensino superior

Mesmo que o Sisu 2026 não dê certo, existe outra porta para o ensino superior: o Programa Universidade para Todos (Prouni). O Prouni oferece bolsas de estudo integrais (100%) ou parciais (50%) em faculdades privadas, sem custo de inscrição.

As inscrições para o Prouni 2026, para o primeiro semestre, vão de 26 a 29 de janeiro e também são feitas pela internet, no mesmo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado da primeira chamada sai em 3 de fevereiro.

Para se candidatar ao Prouni, você precisa ter concluído o ensino médio e ter feito o Enem de 2024 e/ou 2025, com média de pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e não ter zerado a redação.

Os requisitos de renda são:

  • Para bolsa integral (100%): Renda familiar bruta mensal por pessoa de até um salário mínimo e meio (R$ 2.431,50).
  • Para bolsa parcial (50%): Renda familiar bruta mensal por pessoa de até três salários mínimos (R$ 4.863,00).

É importante saber que “renda bruta” é o valor total antes de qualquer desconto. Professores da rede pública que concorrem a cursos de licenciatura e pedagogia têm condições diferenciadas e não precisam cumprir os requisitos de renda.

Calendário completo do Sisu 2026

  • Período de inscrições: de 19 a 23 de janeiro
  • Resultado da chamada regular: 29 de janeiro
  • Matrícula da chamada regular: 2 de fevereiro
  • Inscrição na lista de espera: de 29 de janeiro a 2 de fevereiro
  • Convocação dos candidatos em lista de espera: a partir de 11 de fevereiro de 2026