Política

Prefeito de Luís Eduardo Magalhães declara apoio a Flávio Bolsonaro e neutralidade na Bahia

Prefeito Junior Marabá, de Luís Eduardo Magalhães, anuncia apoio a Flávio Bolsonaro para presidente, elogiando sua moderação, e decide não apoiar ninguém ao governo da Bahia em 2026.
Por Redação
Prefeito de Luís Eduardo Magalhães declara apoio a Flávio Bolsonaro e neutralidade na Bahia

-

Compartilhe:

O cenário político de 2026 já começa a ganhar contornos, e o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, Junior Marabá (PP), já decidiu para quem vai o seu apoio na esfera nacional. Ele declarou que estará ao lado de Flávio Bolsonaro (PL) na disputa pela Presidência da República. No entanto, para as eleições ao governo da Bahia, Marabá optou por uma posição de neutralidade, sem apoiar nenhum dos candidatos.

Apoio a Flávio Bolsonaro: um perfil de direita moderada

Junior Marabá, que se identifica com a direita política, explicou que a decisão de apoiar Flávio Bolsonaro vem da percepção de um alinhamento ideológico e de uma forma semelhante de fazer política. Para o prefeito, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro se destaca por uma característica que ele considera crucial para um futuro líder do país: a moderação.

“Eu falo que ele é um Bolsonaro moderado. É um cara que o perfil político dele parece mais com o meu perfil político. Eu acredito mais nessa forma de fazer política, com diálogo, com moderação [...] Ele pode ser esse cara que nos venha entregar uma certa segurança de um projeto que venha realmente construir um país melhor”, disse Marabá, indicando sua confiança na postura mais equilibrada de Flávio.

Neutralidade nas eleições para o governo da Bahia

Enquanto a pauta nacional tem um nome definido para Marabá, a eleição para o governo da Bahia em 2026 terá uma abordagem diferente. O prefeito de Luís Eduardo Magalhães não vai declarar apoio a nenhum candidato. A decisão, segundo ele, é um reflexo do embate entre amizade e ideologia.

Marabá mantém uma relação de amizade com o atual governador, Jerônimo Rodrigues (PT). Contudo, o prefeito de Luís Eduardo Magalhães reconhece que as linhas políticas de ambos seguem caminhos opostos: Marabá se posiciona à direita, enquanto Jerônimo representa a esquerda. Essa divergência ideológica impede um apoio público e ativo na campanha, mas a amizade o impede de agir contra.

“Eu devo muito isso a esse cara, sabe? Porém, fazer campanha em si, levantar a bandeira é muito difícil, porque foge muito da minha linha política. Eu tenho um viés mais de direita e o atual governador representa um viés de esquerda. Então, fazer campanha de fato não me vejo fazendo, mas também jamais fazendo campanha contra um amigo, um cara que tem nos ajudado bastante”, garantiu o prefeito.

Com essas declarações, Junior Marabá traça um caminho político particular para os próximos anos, mostrando um alinhamento nacional claro com uma vertente de direita que ele enxerga como moderada, e uma cautela estratégica no cenário estadual, equilibrando relações pessoais e convicções ideológicas.