Pais de crianças do espectro autista em Jacobina, na Bahia, denunciaram a falta de suporte para estudantes neurotípicos nas escolas da rede municipal, especialmente no ensino infantil. A denúncia se refere à ausência de acompanhamento especializado e de profissionais capacitados nas salas de aula, comprometendo o processo de inclusão das crianças.
Os responsáveis também apontaram a falta de preparo de professores e monitores para atender às necessidades específicas de comunicação e aprendizado dos alunos. Entre as instituições citadas, a escola João Bello foi mencionada como um exemplo da situação preocupante enfrentada.
A situação se agravou em janeiro de 2025, quando a Secretária de Educação da cidade, sob a gestão da prefeita Valdice Castro (PMB), gerou polêmica ao classificar o autismo, TDAH e dislexia como “modismos” em uma declaração à imprensa. Essa fala foi considerada desrespeitosa e demonstra um desconhecimento das necessidades educacionais inclusivas.
Após a repercussão negativa, a Prefeitura de Jacobina e a Secretaria de Educação solicitaram desculpas, alegando que as declarações poderiam ter sido mal interpretadas. Reconheceram a importância de abordar a educação inclusiva de forma responsável, sem generalizações que possam estigmatizar as condições mencionadas.
A além da falta de profissionais, as famílias relataram dificuldades em conseguir vagas em escolas que ofereçam o suporte necessário. A Secretaria Municipal da Educação afirmou, em nota, que tem intensificado a implementação de medidas para fortalecer a rede de apoio diante do aumento das solicitações.
A gestão confirmou a manutenção de convênios com instituições de ensino superior e a busca pela ampliação do número de estagiários nas unidades escolares. A Secretaria também informou que serão abertas vagas específicas para mediadores e cuidadores no próximo processo seletivo da Educação.
Por fim, a Secretaria orientou às famílias que identifiquem a necessidade de atendimento a procurarem diretamente a sede da pasta, onde receberão instruções sobre os procedimentos e avaliações pedagógicas necessárias.

