A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou, nesta terça-feira, dia 25, a operação "Muro de Favores", que resultou na prisão do vereador Ernane Aleixo (PL) e de um homem, identificado como irmão de um traficante. A ação desvendou um esquema que ligava interesses políticos e atividades do tráfico em comunidades da Baixada Fluminense.
A investigação, conduzida pela Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro, revelou a atuação do Terceiro Comando Puro (TCP) em locais como São João de Meriti e Belford Roxo, onde o grupo mantinha domínio armado, controlava o tráfico de drogas e extorquia comerciantes.
De acordo com as autoridades, o braço-operacional da facção na região estava sob o comando do principal aliado do líder local do TCP, que confessou participação em três homicídios em confrontos ocorridos no ano atual. A ação policial também colheu evidências que ligam diretamente Ernane Aleixo às atividades ilícitas do grupo.
Escutas e mensagens obtidas pela Polícia Civil revelaram que o vereador teria colaborado com a construção de barricadas em Vilar dos Teles, estrutura usada pelo tráfico para dificultar a atuação policial e a prestação de serviços públicos. Em troca, Aleixo teria obtido vantagens financeiras, apoio eleitoral e influência nas nomeações em órgãos municipais.
A operação de hoje é parte da estratégia governamental "Barricada Zero", que visa eliminar barreiras erguidas por facções criminosas e recuperar o controle territorial nesses locais afetados pelo crime organizado.

