Entretenimento

Santuário do Bonfim em Salvador celebra Sexta da Gratidão

O Santuário do Senhor do Bonfim, em Salvador, terá missas de hora em hora na última sexta-feira do ano, a Sexta da Gratidão, recebendo fiéis.
Por Redação
Santuário do Bonfim em Salvador celebra Sexta da Gratidão

Fiéis amaram fita do Bonfim na sala dos milagres -

Compartilhe:

A última sexta-feira do ano é um dia especial para muitos baianos e turistas que buscam um momento de fé e agradecimento. Conhecida como Sexta-feira da Gratidão, a data leva milhares de pessoas à Colina Sagrada, em Salvador, na Bahia, para visitar o famoso Santuário do Senhor do Bonfim, um dos mais importantes símbolos religiosos e culturais da capital baiana. É uma tradição enraizada que marca o fim do ano com uma poderosa manifestação de fé.

Missas de Hora em Hora na Sexta da Gratidão

Neste ano, o santuário preparou uma programação especial para acolher os fiéis de braços abertos. As missas acontecerão de hora em hora, começando bem cedo, às 5h da manhã, e seguindo ininterruptamente até as 18h. Essa frequência permite que um número maior de pessoas participe, encontrando um horário adequado para sua visita. É a chance de agradecer por todas as graças e conquistas alcançadas ao longo dos meses que se findam, em um gesto de fé que se repete anualmente com muita emoção e devoção.

O padre Edson Menezes, que é o reitor do santuário, fez questão de fazer um pedido especial aos visitantes. Ele lembrou que o agradecimento pode ser demonstrado de forma concreta, incentivando não apenas a oração, mas também a solidariedade e a partilha entre a comunidade. É um chamado para que a fé se materialize em ações de amor ao próximo.

“Dia 26 todos subiremos a Colina Sagrada para agradecer ao Senhor do Bonfim. Agradecimento se faz com gesto concreto, portanto traga a sua doação”, disse o padre Edson Menezes.

Mas a fé no Senhor do Bonfim não se restringe apenas à última sexta-feira do ano. O começo do novo ciclo também é marcado por uma importante celebração, que já está no calendário dos devotos.

Sexta da Proteção: Pedidos para o Ano Novo

Já a primeira sexta-feira do ano, chamada de Sexta-feira da Proteção, é dedicada a pedir bênçãos e amparo para os doze meses que chegam. Em 2026, essa data de oração e esperança será no dia 2 de janeiro, também reunindo baianos e turistas na tradicional Colina Sagrada.

Para a Sexta-feira da Proteção, os horários das missas ainda não foram divulgados pela administração do santuário, mas a expectativa é que a programação seja tão intensa quanto a da gratidão, oferecendo múltiplos momentos para que todos possam renovar sua fé e seus pedidos.