Curiosidades e tecnologia

Companhias aéreas australianas proíbem uso de power banks a bordo por segurança

Companhias aéreas da Austrália, como Qantas e Virgin Australia, proíbem uso de power banks a bordo a partir de dezembro, visando aumentar a segurança.
Por Redação
Companhias aéreas australianas proíbem uso de power banks a bordo por segurança

Companhias aéreas anunciam proibição de power banks em seus voos -

Compartilhe:

A partir de dezembro, as principais companhias aéreas da Austrália, incluindo Qantas, Virgin Australia, Jetstar e QantasLink, implementarão novas regras que proíbem o uso de power banks a bordo de seus voos. Os dispositivos poderão ser transportados, mas deverão permanecer desligados e guardados durante toda a viagem.

A Virgin Australia iniciará essa restrição no dia 1º de dezembro, seguida pela Qantas. As mudanças visam aumentar a segurança, especialmente depois de vários incidentes de superaquecimento e incêndios relacionados a baterias portáteis. Nos Estados Unidos, cerca de 50 ocorrências desse tipo foram registradas recentemente.

Os passageiros ainda poderão levar power banks na bagagem de mão, mas serão permitidos apenas os dispositivos com capacidade de até 100 Wh sem exigências. Para baterias entre 100 Wh e 160 Wh, será necessária autorização prévia, e itens com mais de 160 Wh estarão vetados. Além disso, o número máximo de baterias extras que podem ser transportadas é de 20, todas devidamente embaladas.

As regras especificam que a utilização do carregador durante o voo está proibida, assim como o transporte de power banks na bagagem despachada. Outras companhias aéreas ao redor do mundo já adotaram normas semelhantes, evidenciando uma tendência crescente de restrições a esses dispositivos devido a preocupações com a segurança.

Órgãos reguladores de segurança aérea em diferentes regiões, como a EASA na Europa e a TSA nos Estados Unidos, também proíbem o transporte de power banks na bagagem despachada, reiterando a necessidade de carregar esses dispositivos apenas na cabine e mantê-los desligados durante o voo.