A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) movimentou o setor de alimentos nesta terça-feira, dia 6, ao anunciar uma série de medidas restritivas. A decisão impacta diretamente a mesa dos brasileiros, proibindo a venda de alguns panetones por problemas de qualidade e banindo totalmente produtos feitos com certos tipos de cogumelos que não têm autorização de consumo no Brasil.
Panetones com bolor: o que você precisa saber
Entre os itens que saem de circulação estão quatro tipos de panetones da D’Viez Indústria e Comércio de Chocolates Finos Ltda. A própria empresa agiu rapidamente, iniciando o recolhimento voluntário dos produtos após identificar bolor na superfície – um problema que compromete a segurança e a qualidade do alimento.
Para quem já comprou, a orientação é clara: verifique se você tem em casa algum dos seguintes lotes. Todos têm validade até 27 de fevereiro de 2026 e pertencem ao lote 251027:
- Mini Panetone Gotas de Chocolate Trufado (140g)
- Panetone Nossa Língua Trufado (700g)
- Panetone Gotas de Chocolate Trufado Tradicional (700g)
- Panetone com Frutas Trufado Tradicional (700g)
Adeus aos cogumelos Lion’s Mane e Cordyceps
Além dos panetones, a Anvisa estendeu a mão pesada para a Coguvita II Alimentos Ltda. A proibição é total: a empresa não pode mais fabricar, vender ou até mesmo fazer propaganda de seus produtos das marcas Smush, Smushnuts, Smushn Go e Smushnola.
O motivo da proibição é o uso dos cogumelos Lion’s Mane e Cordyceps. A Anvisa explica que esses ingredientes ainda não tiveram sua segurança avaliada ou autorizada para consumo alimentar no país. Ou seja, por não haver certeza de que são seguros, foram tirados do mercado.
A agência também chamou a atenção para a publicidade enganosa. A Coguvita II estava prometendo, sem qualquer comprovação científica, que seus produtos poderiam trazer ganhos de memória, foco e até melhorar a imunidade. Propaganda como essa é considerada irregular e induz o consumidor ao erro.
O que fazer se você comprou os produtos proibidos?
Se você tem um dos panetones listados ou qualquer produto das marcas Smush, Smushnuts, Smushn Go ou Smushnola, a primeira e mais importante recomendação é parar de consumir imediatamente.
O Código de Defesa do Consumidor garante que você tem direitos. Quem comprou esses itens pode pedir a substituição por um produto seguro ou o dinheiro de volta. Entre em contato com o local onde você fez a compra para resolver a situação.
E se você encontrar esses produtos ainda sendo vendidos por aí, é muito importante denunciar. Você pode fazer isso pelo canal oficial Fala.BR. A fiscalização de cada cidadão é essencial, especialmente em um período onde o panetone é um item tão presente nas casas brasileiras, marcando presença em mais de 60% dos lares, e com as vendas mostrando um aumento entre 2024 e 2025.
Até o momento, as empresas D’Viez e Coguvita II não se pronunciaram oficialmente sobre as determinações da Anvisa.

