A cúpula do Esporte Clube Vitória definiu que a prioridade do clube em 2026 será o Campeonato Brasileiro. Durante coletiva realizada na quarta-feira, 10, no Barradão, o presidente Fábio Mota anunciou que a Série A começará mais cedo, no dia 28 de janeiro, conforme as novas diretrizes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Além do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil também figura como prioridade para o Vitória, que estreará na quinta fase da competição. Mota declarou:
“A prioridade é o Campeonato Brasileiro — por motivos óbvios — e, depois, a Copa do Brasil, também por motivos óbvios”.
Consequentemente, o Campeonato Baiano e a Copa do Nordeste terão menor destaque no planejamento do clube. Para o Baianão, uma equipe alternativa será utilizada sob a direção de Rodrigo Chagas. Já sobre o Nordestão, a atual configuração e a diminuição de datas geram incertezas, conforme Fábio Mota:
“Eu preciso entender como será a Copa do Nordeste. Com o novo regulamento e a diminuição de datas, será que as cotas vão ser as mesmas? Os patrocínios vão ser os mesmos?”
Apesar de não ser a principal prioridade, a Copa do Nordeste ainda é considerada pelo Vitória, que é o único clube da Série A entre os participantes. Mota ressaltou que, se possível, o clube pretende lutar pelo título:
“Se der, é claro que, em qualquer caminho, o Vitória entra brigando para ser campeão. E vai entrar”.

