O presidente do Vitória, Fábio Mota, comentou positivamente sobre a reunião com dirigentes dos clubes da Série A no Conselho Técnico do Campeonato Brasileiro de 2026, realizada na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, na quinta-feira, 11.
Durante o encontro, foi debatido o aumento de rodadas para transferências de jogadores, que passou de seis para 12, o que, segundo Mota, vai beneficiar a dinâmica do campeonato. Ele afirmou que o torneio estava muito rigidamente estruturado e que essa nova alteração é um avanço.
Outro tema importante discutido foi a utilização de gramados sintéticos. Os clubes solicitaram à CBF que não permita mais tais superfícies até o próximo encontro em 2026. O Vitória, conforme declarado pelo dirigente, já se posicionou a favor do gramado natural, sugerindo a criação de uma comissão formada por jogadores para discutir mais sobre o assunto.
A questão do descenso também foi destaque nas discussões. Fábio Mota se manifestou contra a queda de quatro clubes ao fim do campeonato, argumentando que um rebaixamento de 20% em uma liga como a do Brasil, uma das maiores do mundo, é excessivo. Segundo ele, foi essencial debater esse assunto para que haja evolução no formato do campeonato nos próximos anos.

