Esportes

Rivalidade eleva peso do Baianão para o Bahia, afirma Emerson Ferretti

Emerson Ferretti, presidente do Bahia Associação, destaca a importância do Campeonato Baiano, movida pela rivalidade e méritos do clube que disputa vaga continental.
Por Redação
Rivalidade eleva peso do Baianão para o Bahia, afirma Emerson Ferretti

Emerson Ferretti, presidente do Esporte Clube Bahia Associação -

Compartilhe:

Mesmo com os novos desafios do calendário e a concorrência com o Campeonato Brasileiro de 2026, o Campeonato Baiano continua sendo fundamental para o Esporte Clube Bahia. Quem garante é Emerson Ferretti, presidente da associação do clube, que carinhosamente chama o torneio de a "porta de entrada da temporada" para o Esquadrão de Aço.

Ferretti fez essa declaração durante o evento de lançamento do Baianão 2026, que aconteceu na última quarta-feira, dia 17, no Cineteatro 2 de Julho, em Salvador, na Bahia. Ele fez questão de reforçar que o grande rival local é o principal motor que mantém o Campeonato Baiano em alta na agenda do clube.

"O peso do Campeonato sempre foi alto porque existe uma rivalidade local, que o Bahia dá muito valor. Toda competição precisa ser encarada para ser vencida", disse Emerson Ferretti em entrevista.

Além da rivalidade, o presidente aproveitou para esclarecer um ponto importante: a ausência do Bahia na Copa do Nordeste não é um problema, mas sim um reflexo do sucesso recente do clube. O time não participará da competição regional por ter conquistado uma vaga em um torneio continental. Isso, segundo Ferretti, é um mérito da equipe dentro de campo, mostrando que o trabalho da Bahia SAF está no caminho certo.

"É bom ressaltar que o Bahia não disputa a Copa do Nordeste por seus próprios méritos, porque conseguiu uma vaga para uma competição continental dentro de campo", explicou Ferretti. "Mostra que o trabalho que vem sendo feito pelo Bahia SAF está trazendo os resultados que a torcida quer, que é disputar a Copa Libertadores pelo segundo ano consecutivo."

O Bahia, que é o atual campeão baiano, está em busca de seu 52º título na competição. O torneio estadual promete novidades em 2026, com uma fórmula de disputa diferente. Para deixar tudo ainda mais emocionante e desafiador, as fases de semifinal e final serão decididas em jogo único, eliminando as partidas de ida e volta e aumentando a adrenalina a cada rodada.

Para o clube, mesmo com a agenda apertada e a presença em competições de maior porte, o carinho e o empenho pelo Campeonato Baiano continuam firmes, movidos pela paixão do torcedor e, claro, pela clássica rivalidade que só o futebol local pode oferecer.