No sábado, 13, o PSOL lançou a chapa com os pré-candidatos ao Governo da Bahia para as eleições de 2026, tornando-se o primeiro partido a fazê-lo. O evento ocorreu na Faculdade de Arquitetura da UFBA, localizada no bairro da Federação.
O atual presidente da legenda, Ronaldo Mansur, foi anunciado como pré-candidato ao governo, acompanhado pela professora Meire Reis, que disputará a vice. Delliana Ribeiro da Silva será pré-candidata ao Senado, contando com os suplentes Nilo Rosa e Jeovane Marúsia Fernandes. A segunda vaga ao Senado fica a cargo da Rede, em federação com o PSOL.
Durante o lançamento, Ronaldo Mansur enfatizou que essa etapa é crucial para o desenvolvimento de um programa de governo que priorize a participação dos movimentos sociais e da população trabalhadora. Ele destacou a importância de abordar questões como a geração de empregos, a segurança pública e o acesso aos serviços de saúde na Bahia.
Natural de Alagoinhas, na Bahia, Ronaldo Mansur é um dos fundadores do PSOL e esta será a sua quarta candidatura. O pré-candidato já concorreu a vice-governador em 2014 e 2022, além de ter tentado uma vaga na Câmara dos Deputados em 2018. Atualmente, ele preside a Federação PSOL-Rede Sustentabilidade.
Meire Reis, que integra a chapa, é historiadora e coordena nacionalmente a Mocambo – Organização Nacional Antirracista. Por sua vez, Delliana Ribeiro da Silva é professora e uma das fundadoras do Movimento Popular (R)existir.

