A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira, 9, duas operações no extremo sul da Bahia para investigar conflitos entre produtores rurais e grupos indígenas na região. As operações, intituladas Sombras da Mata e Tekó Porã, visam desmantelar crimes violentos relacionados a recentes confrontos ocorridos entre as comunidades.
A operação Sombras da Mata se concentra em um duplo homicídio registrado em 28 de outubro de 2025, quando dois pequenos produtores rurais foram assassinados durante a invasão de uma propriedade em Itamaraju. Na ocasião, um terceiro trabalhador também ficou gravemente ferido, e os principais suspeitos se identificavam como indígenas. Inicialmente, três pessoas foram presas em flagrante, mas foram liberadas devido a questões processuais. Com o avanço da investigação, a PF ampliou o cerco, identificando não apenas os suspeitos iniciais, mas também os mandantes da invasão. Seis mandados de prisão preventiva e um de busca e apreensão foram expedidos, resultando na detenção de um indivíduo e na apreensão de mais de dez armas de fogo.
A segunda ação, conhecida como Tekó Porã, investiga um ataque violento contra indígenas da Aldeia KAI em 1º de outubro de 2025, em Cumuruxatiba. Durante uma ação de "retomada" de território, homens armados tentaram expulsar os indígenas da propriedade, resultando em ferimentos a dois deles. Neste caso, a PF cumpre dois mandados de busca e apreensão nas residências de suspeitos relacionados ao ataque, com a finalidade de coletar provas e identificar outras pessoas envolvidas nos crimes.
As operações foram coordenadas com o apoio da Força Nacional, além das Polícias Militar e Civil da Bahia, destacando o empenho das autoridades em abordar a questão de forma completa e imparcial. As investigações seguem em andamento, aprofundando-se na motivação por trás dos conflitos e na elucidação dos crimes cometidos.

