A Polícia Federal deflagrou uma operação nesta quinta-feira, 6, contra uma organização criminosa que transporta cocaína entre a Bahia e a Europa. As ações, que fazem parte das operações Mar Branco e Maiaù, resultaram na execução de três mandados de prisão preventiva e 28 mandados de busca e apreensão nos estados da Bahia e São Paulo, além da cidade do Rio de Janeiro.
As ações da PF visam desarticular a logística e o financiamento envolvidos no transporte de grandes carregamentos de cocaína para o continente europeu. As diligências ocorrem em municípios da Bahia, como Salvador, Simões Filho e Camaçari, e em várias localidades do estado de São Paulo, incluindo a capital, Guarulhos, Santos, Guarujá, Caraguatatuba, São Sebastião e Sorocaba. Além disso, duas embarcações usadas para o tráfico internacional de drogas foram sequestradas.
As investigações, que começaram em abril de 2024, levaram à apreensão de cerca de duas toneladas de cocaína escondidas em um pesqueiro ancorado no subúrbio de Salvador. O inquérito revelou a existência de uma rede criminosa com estrutura internacional e clara divisão de funções, que abrange desde a aquisição e adaptação das embarcações até a ocultação e envio da droga ao exterior.
A operação é resultado de um trabalho conjunto entre a Polícia Federal e a Polícia Militar da Bahia, com participação do BOPE e CIPE Polo, além do apoio do STelecom da Secretaria de Segurança Pública da Bahia.
Os alvos das investigações passarão por apresentação na delegacia e poderão enfrentar desdobramentos legais, à medida que as evidências forem avaliadas.

