A Polícia Civil da Bahia realizou uma grande apreensão de botijões de gás nesta segunda-feira, dia 15, em Vitória da Conquista, na Bahia. Durante a ação, que recebeu o nome de Operação Gás Legal, os policiais tiraram de circulação 204 botijões que estavam armazenados de forma irregular e perigosa em depósitos clandestinos.
Os locais funcionavam na zona oeste da cidade e representavam um risco enorme para os moradores. A polícia chegou aos endereços depois de receber denúncias anônimas sobre a venda ilegal do produto inflamável.
As investigações mostraram que o gás era guardado e vendido em estabelecimentos que não tinham autorização para isso, como comércios de outros ramos, e até mesmo em residências comuns. Esses locais não seguiam as normas de segurança exigidas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), o que aumentava ainda mais o perigo de acidentes graves.
Os depósitos ilegais estavam em áreas com muitas pessoas e grande circulação. Segundo a Polícia Civil, essa prática é considerada um crime contra a ordem econômica, e a pena pode variar de um a cinco anos de prisão.
“O armazenamento inadequado ocorria em áreas habitadas e de grande circulação de pessoas. A prática configura crime contra a ordem econômica, com pena de detenção de um a cinco anos”, explicou a Civil em nota.
Na operação, quatro homens foram levados à delegacia. Após serem ouvidos pelas autoridades, eles foram liberados, mas serão investigados por crime. Enquanto o inquérito policial segue, todo o material apreendido foi entregue a um revendedor autorizado, que ficará como guardião dos botijões até que a Justiça decida o que fazer com eles.
A ação foi coordenada pela 2ª Delegacia Territorial (DT) de Vitória da Conquista e teve o apoio importante de equipes da Delegacia de Homicídios (DH/VCA), da 8ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) e do Grupo de Apoio Tático à Investigação (GATTI/Sudoeste), mostrando um trabalho conjunto para a segurança da população.

