A OpenAI anunciou o lançamento do ChatGPT para Professores, uma versão do chatbot desenvolvida especificamente para educadores da educação básica. Essa ferramenta, disponível a partir de agora em parceria com distritos escolares que reúnem cerca de 150 mil professores, oferece um ambiente mais seguro, com personalização e controle administrativo, visando a integração da inteligência artificial ao ensino sem comprometer a proteção de dados dos alunos.
O ChatGPT para Professores permite que educadores planejem aulas, compartilhem materiais entre si e utilizem informações sobre os estudantes de maneira segura, evitando qualquer exposição de dados sensíveis. A OpenAI assegura que informações acadêmicas não serão utilizadas para treinar modelos e serão mantidas restritas ao ambiente educacional dedicado.
No contexto dos Estados Unidos, o acesso a essa versão será gratuito para professores até junho de 2027. Além disso, administradores escolares terão opções específicas para definir como o ChatGPT pode ser utilizado em suas comunidades, proporcionando um controle maior sobre a implementação da tecnologia nas salas de aula.
Com essa iniciativa, a OpenAI tem o objetivo de preparar os professores para a era da IA, oferecendo um espaço seguro para explorar a tecnologia antes de aplicá-la diretamente em sala de aula. A versão do ChatGPT não é destinada a estudantes, mas visa ajudar os educadores a estabelecer práticas responsáveis diante do uso crescente de ferramentas baseadas em inteligência artificial por jovens.
O lançamento do ChatGPT para Professores segue a introdução do “modo de estudo”, criado para universitários, indicando uma estratégia mais ampla da OpenAI para apoiar diferentes etapas da educação com inteligência artificial.

