Polícia

Marcelo Lemos, diretor do Ipac, denuncia racismo em redes sociais após ofensas

Marcelo Lemos, diretor do Ipac, denuncia ataques racistas nas redes sociais após entrevista em Salvador, registrando boletim de ocorrência.
Por Redação
Marcelo Lemos, diretor do Ipac, denuncia racismo em redes sociais após ofensas

Marcelo Lemos, diretor do Ipac -

Compartilhe:

O diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), Marcelo Lemos, foi alvo de um ataque racista nas redes sociais após conceder uma entrevista a uma emissora de rádio em Salvador, na Bahia. O episódio gerou repercussão e levou o diretor a registrar um boletim de ocorrência, reforçando a importância do combate ao racismo no ambiente digital.

No vídeo publicado por Lemos, ele detalhou que a ofensa questionava suas capacidades como gestor, utilizando características físicas, como seu cabelo e sua cor, como críticas. "Foi um ataque deliberado, onde coloca em xeque a minha atuação profissional por conta da minha raça, da minha cor e meu cabelo. Tenta desfazer da minha competência a partir do meu cabelo e estética", explicou o diretor.

Marcelo Lemos, que ocupa a diretoria do Ipac desde junho de 2024, tem um histórico de atuação no setor público, incluindo o cargo de chefe da Secretaria Especial de Articulação Institucional (Seai) na Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e assessor parlamentar do senador Jaques Wagner.

“Não deixarei passar. Racismo é crime e o ambiente digital não é terra sem lei”, finalizou Marcelo Lemos.

A denúncia de Lemos destaca a necessidade de proteção e respeito nas redes sociais, além do caráter legal da questão, com o intuito de coibir a prática de racismo em plataformas digitais.