Curiosidades e tecnologia

Implante OKV-119 inicia ensaio clínico para tratar obesidade felina

Implante OKV-119 inicia ensaio clínico para combater obesidade em gatos, oferecendo uma alternativa segura e de longa duração.
Por Redação
Implante OKV-119 inicia ensaio clínico para tratar obesidade felina

A obesidade felina é frequentemente ligada à prática da “alimentação livre” -

Compartilhe:

Um novo implante que imita o efeito do medicamento Ozempic, popular entre humanos, pode oferecer uma solução inovadora para a obesidade felina. A farmacêutica veterinária OKAVA Pharmaceuticals iniciou o primeiro ensaio clínico de um tratamento revolucionário, o OKV-119, que visa reduzir o peso dos gatos de maneira segura e eficaz.

De acordo com especialistas, mais da metade dos gatos de estimação no mundo está acima do peso, condição que aumenta o risco de doenças graves como diabetes e osteoartrite. O implante medicamentoso OKV-119, aplicado sob a pele do gato, libera lentamente um agonista do receptor GLP-1, imitando os hormônios naturais de saciedade e regulando os níveis de açúcar no sangue, além de promover a redução da gordura corporal.

A principal vantagem do OKV-119 é a sua duração, permitindo a liberação do medicamento por até seis meses, o que elimina a necessidade de doses diárias e melhora a adesão ao tratamento. Michael Klotsman, CEO da OKAVA, destacou que o tratamento tem como objetivo reproduzir os benefícios do jejum, aumentando a sensibilidade à insulina e otimizando o metabolismo, tudo isso sem causar estresse nas rotinas alimentares dos felinos.

A obesidade em gatos frequentemente resulta da prática de “alimentação livre”, onde a ração fica disponível o tempo todo. Um acúmulo excessivo de peso, no entanto, pode levar a complicações sérias, como a lipidose hepática, uma condição potencialmente fatal. Neste cenário, o ensaio clínico busca avaliar a segurança e eficácia do implante em gatos obesos, sendo que até o momento apenas um animal recebeu o dispositivo. Os pesquisadores monitorarão o progresso dos felinos ao longo de 12 semanas para determinar os resultados do tratamento.

Enquanto os dados sobre o OKV-119 ainda são aguardados, veterinários recomendam práticas de controle de peso, como restringir o acesso à ração e incentivar a atividade física dos gatos por meio de brinquedos interativos e alimentadores especiais.