A manhã desta terça-feira, 17, foi de festa em Salvador, na Bahia, com a chegada do MSC Seaview. Este é o maior navio da temporada de cruzeiros marítimos no Brasil e trouxe a bordo mais de cinco mil passageiros, entre brasileiros e estrangeiros, diretamente do Porto de Santos. A expectativa é que a capital baiana receba cerca de 10 mil turistas de cruzeiros durante todo o período carnavalesco.
Para dar as boas-vindas a esses visitantes, a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) preparou uma recepção calorosa e vibrante. O receptivo especial contou com a presença de baianas estilizadas, dançarinos que contagiaram a todos com a alegria da cultura local, pinturas tribais e a empolgante apresentação do Rixô Elétrico. O objetivo é que o primeiro contato com a cidade seja inesquecível e imerso na identidade baiana.
“Assim que a gente desceu do navio já sentiu a energia do Carnaval, é uma recepção inesquecível”, comentou Ana Júlia Vilela, uma turista mineira encantada com a chegada.
Essa ação faz parte de um plano maior da Setur-BA, que busca oferecer uma experiência acolhedora aos turistas. A chefe de gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito, destacou a importância dessas iniciativas:
“No período do Carnaval, mais de 150 municípios receberam apoio do Governo do Estado com atrações artísticas, fomentando o carnaval nessas localidades, ampliando o fluxo de visitantes e turistas e dinamizando a economia nos municípios. Ações como essa contribuem para impactar positivamente a experiência dos turistas, especialmente daqueles que permanecem poucas horas na cidade.”
A recepção calorosa e organizada foi elogiada por muitos, como o advogado Juan Roseni, do Rio de Janeiro.
“Parabéns pela organização do Governo do Estado da Bahia. Acabei de descer aqui, o pessoal recepcionando todo mundo, dando brinde. A Bahia é isso, é calor humano, é recepção, é muito amor.”
Serviços Especiais Para O Carnaval
Durante o Carnaval de Salvador, a Setur-BA mantém um esquema especial para atender os visitantes. Além da recepção cultural nos principais portões de entrada da cidade – aeroporto, rodoviária e porto –, os turistas contam com os postos do Serviço de Atendimento ao Turista (SATs).
- Onde encontrar os SATs: aeroporto, rodoviária e no Pelourinho.
- Postos avançados: instalados nos circuitos da Praça Municipal, Campo Grande, Barra e Ondina.
As equipes dos SATs estão prontas para oferecer orientações importantes sobre a programação da folia, opções de transporte, dicas de segurança e os diversos atrativos turísticos que a capital baiana oferece.
Paralelamente, a Setur-BA realiza pesquisas de demanda turística não apenas em Salvador, mas também em destinos estratégicos como Arembepe e Guarajuba, em Camaçari; Praia do Forte, em Mata de São João; Porto Seguro e Lençóis. O objetivo desses levantamentos é entender o perfil dos visitantes, o tempo que permanecem no estado e o nível de satisfação com a experiência na Bahia, aprimorando cada vez mais os serviços oferecidos.
A Setur-BA também desempenha um papel fundamental no apoio à cultura e ao entretenimento, patrocinando atrações musicais para o folião pipoca e ajudando na contratação de artistas para animar os Carnavais do interior do estado.
A movimentação de cruzeiros na capital não para. A iniciativa de boas-vindas será mantida na Quarta-feira de Cinzas, 18, quando mais dois navios desembarcam em Salvador: o MSC Armonia, previsto para às 10h, e o Artania, que chega ao meio-dia.

