As finais do 1º Campeonato Estadual dos Povos Indígenas da Bahia (Mupoiba) ocorrem nesta quinta-feira, 6, no Estádio de Pituaçu, em Salvador. O evento, que se propõe a valorizar o esporte entre as comunidades indígenas, culmina após quase duas semanas de competições nas quais distintos povos do estado participaram.
No torneio, o jogo feminino será disputado às 8h30 entre as equipes Kiriri, do eixo norte, e Guerreiras do Oeste, que avançaram após vencerem suas partidas nas semifinais realizadas na terça-feira, 4. O time Kiriri superou o Boca da Mata, enquanto as Guerreiras do Oeste se destacaram ao derrotar a equipe Tupinambá.
O campeonato masculino terá a sua decisão marcada somente após as semifinais, que ocorrerão nesta quarta-feira, 5, com dois confrontos. O primeiro jogo será entre Tuxá Coité (eixo oeste) e Kiriri de Banzaê (eixo norte), seguido por PSG Pataxó Hã Hã Hãe (eixo sul) contra Pataxó Barra Velha (eixo extremo sul). Os vencedores dessas partidas se enfrentarão na final programada para esta quinta-feira.
A iniciativa é promovida pelo Governo da Bahia, através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), a Secretaria da Educação (SEC), o Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia, e a Federação Bahiana de Futebol (FBF). O investimento total foi de R$ 700 mil, refletindo o comprometimento com a valorização das culturas indígenas.
Após as finais, haverá uma cerimônia de premiação para as equipes vencedoras, encerrando assim essa etapa histórica de promoção do esporte entre os povos indígenas da Bahia.

