Esportes

Fifa considera ampliar uso do VAR em escanteios na Copa do Mundo 2026

Fifa discute ampliar o uso do VAR para revisar escanteios na Copa do Mundo de 2026, visando minimizar erros claros durante a competição.
Por Redação
Fifa considera ampliar uso do VAR em escanteios na Copa do Mundo 2026

Fifa avalia novas regras do VAR para a Copa do Mundo de 2026 -

Compartilhe:

A Fifa pode implementar mudanças significativas no uso do VAR durante a Copa do Mundo de 2026. Houve discussões sobre a adoção de intervenções do árbitro de vídeo exclusivamente para o Mundial, incluindo a possibilidade de revisar escanteios que tenham sido marcados incorretamente, uma regra que atualmente não está prevista nos protocolos de arbitragem.

A proposta foi apresentada na reunião técnica com o International Football Association Board (IFAB), que é o órgão responsável por legislar sobre as regras do futebol. O tema gerou divergências entre os legisladores, mas a implementação da nova regra, mesmo que temporária, acaba sendo uma possibilidade, visto que o IFAB pode aprovar exceções para competições de curta duração.

O objetivo da Fifa com essas mudanças é minimizar erros claros durante a competição. Em uma reunião anterior, outro assunto relevante em pauta foi a consideração de permitir que o VAR intervenha em expulsores diretos relacionados ao segundo cartão amarelo, embora essa proposta enfrente resistência devido a questões interpretativas.

Além disso, outras sugestões mais ousadas foram mencionadas, como a ideia de que, em cobranças de pênaltis, se o goleiro defender a bola, a jogada seria considerada “morta”, excluindo a possibilidade de rebote. No entanto, essa proposta foi prontamente rejeitada.

As propostas discutidas até o momento serão formalmente avaliadas em 20 de janeiro de 2026, durante a reunião do IFAB. A definição sobre quais mudanças serão votadas acontecerá na assembleia anual agendada para 28 de fevereiro.