O feijão é um dos reis da mesa brasileira, presente em quase todas as refeições. Mas um hábito muito comum na hora de preparar e guardar esse alimento tão querido pode, na verdade, estar colocando a sua saúde em risco. Estamos falando da mania de ferver o feijão repetidamente, achando que isso garante a sua segurança.
A nutricionista Fernanda Coimbra, em entrevista ao site MinhaVida, jogou luz sobre esse costume. Ela explica que, apesar da boa intenção, ferver o feijão todo dia não impede que ele estrague. Pelo contrário, pode dar uma falsa sensação de segurança.
"A fervura pode até reduzir parte dos microrganismos naquele momento, porém não resolve o principal fator relacionado à deterioração do alimento, que é o tempo e a forma de armazenamento", destacou a profissional.
Por que ferver de novo não resolve o problema?
Quando a gente esquenta o feijão que já estava pronto, é verdade que muitas bactérias que estavam ali são eliminadas pelo calor. O problema é que algumas toxinas que esses seres minúsculos produziram não são destruídas, mesmo com a água borbulhando. Isso significa que, se o alimento já estava estragado, só esquentar de novo não vai torná-lo seguro para comer.
"Isso significa que, se o alimento já estiver contaminado, o reaquecimento não torna o consumo seguro", alertou Fernanda Coimbra.
O ideal é simples: evite esquentar o feijão várias vezes. A melhor dica é tirar da geladeira apenas a porção que você vai comer na hora e esquentá-la.
Erros que fazem o feijão estragar mais rápido
Além de ferver repetidamente, alguns deslizes no dia a dia aceleram a deterioração do seu feijão cozido. Fique de olho:
- Deixar esfriar muito tempo fora da geladeira: O alimento não pode ficar em temperatura ambiente por horas.
- Guardar quente em potes grandes e mal fechados: O calor dentro do pote cria um ambiente perfeito para as bactérias.
- Abrir o mesmo pote várias vezes ao dia: Cada vez que você abre, expõe o alimento ao ar e a possíveis contaminações.
- Misturar feijão novo com feijão antigo: Essa é uma receita para o desastre, pois o "velho" pode contaminar o "novo".
Como guardar seu feijão com segurança?
A nutricionista Fernanda Coimbra ensina o jeito certo de conservar seu feijão e evitar dores de cabeça:
O segredo é esperar o feijão cozido esfriar até ficar apenas morno. Depois, divida em pequenas porções e guarde na geladeira. Dessa forma, você só pega o que vai usar, sem mexer no restante.
Na geladeira, o feijão dura até três dias. Se você quiser que ele dure mais, o freezer é seu amigo: lá, ele pode ficar por até três meses, prontinho para um dia de pressa.

