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Estudo da Microsoft revela que 84% dos usuários de IA sentem emoções positivas

Um estudo da Microsoft revela que 84% dos usuários de IA, como ChatGPT, sentem emoções positivas devido à maior confiança e alívio na tomada de decisões.
Por Redação
Estudo da Microsoft revela que 84% dos usuários de IA sentem emoções positivas

Estudo revela que 84% dos usuários do ChatGPT e do Copilot sentem emoções positivas ao utilizar IA — Foto: Reprodução/Canva

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Um estudo divulgado pela Microsoft revelou que a emoção mais comum entre os usuários de ferramentas de inteligência artificial (IA), como o ChatGPT e o Microsoft Copilot, é a sensação positiva, com 84% dos entrevistados relatando esse sentimento após utilizarem as tecnologias para a tomada de decisões. O levantamento, realizado pela Edelman Data & Intelligence com mil pessoas nos Estados Unidos, destacou que alívio e confiança foram as emoções mais citadas, representando 30% das respostas.

A pesquisa apontou que, em meio à sobrecarga de informações e opções, a IA se mostra uma aliada valiosa, especialmente em áreas como finanças (35%), saúde e bem-estar (35%), carreira (34%), entretenimento (34%) e viagens (25%). O estudo também evidenciou que sete em cada dez consumidores se sentem sobrecarregados ao tomar decisões, levando ao que os especialistas chamam de “fadiga decisória”. Para muitos, a interação com assistentes inteligentes resulta em menos estresse e maior segurança nas escolhas.

De acordo com os dados, 30% dos entrevistados se sentiram mais confiantes e aliviados ao utilizarem essas ferramentas, com 29% relatando um sentimento de apoio e 26% se sentindo mais no controle das próprias decisões. A pesquisa revelou que 81% dos usuários apreciam a liberdade de fazer perguntas sem receios, bem como a ausência de julgamentos por parte da IA, característica que é especialmente valorizada pela Geração IA, composta por indivíduos nascidos entre 1995 e 2012, que se mostram 16% mais inclinados a usar essas tecnologias em comparação com gerações mais velhas.

Entre as pessoas que se autodenominam “overthinkers”, 68% dos jovens de 18 a 34 anos afirmaram que a inteligência artificial contribui para que se preocupem menos ao organizar suas ideias e ponderar sobre diferentes temas. Apesar dos feedbacks positivos, a confiança na IA se apresenta como complexa, uma vez que apenas 15% dos entrevistados afirmam confiar totalmente nas decisões tomadas com o auxílio da tecnologia. A maioria ainda valora as opiniões de amigos, familiares ou especialistas, embora a IA já tenha superado a credibilidade de influenciadores digitais e celebridades.

O relatório da Microsoft sugere que, embora a adoção da IA seja considerada cautelosa, os usuários estão encontrando um caminho para balancear intuição e tecnologia, utilizando a IA como uma ferramenta de apoio e não como substituta da tomada de decisões. “A IA não decide por nós — ela nos ajuda a decidir melhor”, afirmam os especialistas.