Esportes

CBF anuncia impedimento semiautomático no Campeonato Brasileiro de 2026

A CBF confirmou que o impedimento semiautomático será implementado no Campeonato Brasileiro de 2026, visando modernizar a arbitragem.
Por Redação
CBF anuncia impedimento semiautomático no Campeonato Brasileiro de 2026
Compartilhe:

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou nesta segunda-feira (10) que o impedimento semiautomático será implementado a partir da primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2026, agendada para 28 de janeiro. O anúncio ocorreu durante a reunião do Grupo de Trabalho (GT) da Arbitragem, realizada na sede da CBF, no Rio de Janeiro, com a participação de dirigentes de clubes e federações.

Segundo o secretário-geral da CBF, Rodrigo Xaud, a introdução desta tecnologia é um avanço significativo na modernização da arbitragem no futebol brasileiro. Ele destacou:

“A modernização começa com o nosso impedimento semiautomático, que a gente anunciou para o ano que vem. O nosso Campeonato Brasileiro começa no dia 28 de janeiro já implementado”.

A CBF também anunciou que realizará testes offline da nova ferramenta nas últimas rodadas do Brasileirão 2024 e nas finais da Copa do Brasil deste ano. Esses testes visam ajustar o sistema e capacitar as equipes técnicas, mas não afetarão as decisões das partidas nesta temporada.

Com essa iniciativa, o Brasil se alinha a outras ligas e competições internacionais que já utilizam o impedimento semiautomático, como a Liga dos Campeões da UEFA e a Copa do Mundo, buscando aumentar a precisão e agilidade nas marcações de impedimento.