Entretenimento

Camaleão de Bell Marques recria 1ª mortalha para Carnaval 2026

O Bloco Camaleão vai reviver a história no Carnaval 2026, com uma releitura da primeira mortalha de 1986, assinada por Pedrinho da Rocha e com Bell Marques. Celebração de 40 anos!
Por Redação
Camaleão de Bell Marques recria 1ª mortalha para Carnaval 2026

Bloco Camaleão com Bell Marques -

Compartilhe:

Atenção, foliões! O Bloco Camaleão está preparando uma grande surpresa para o Carnaval de 2026, marcando não só a festa, mas também os 40 anos da sua primeira aparição. Para a alegria de quem ama a folia e a história, o abadá do primeiro dia de desfile, que acontece no Circuito Barra-Ondina, em Salvador, na Bahia, no domingo de Carnaval, será uma releitura da icônica primeira “mortalha” do bloco, criada em 1986.

Assinada pelo renomado Pedrinho da Rocha, o designer que deu vida à peça original, a nova versão promete unir o charme do passado com a energia do presente. O modelo de 2026 trará consigo referências claras do design vibrante dos anos 80, mas com uma pitada de modernidade, conversando diretamente com o cenário atual do Carnaval baiano e a trajetória do próprio Camaleão, que arrasta multidões sob o comando do cantor Bell Marques.

Pedrinho da Rocha, o criador original, compartilhou a inspiração por trás da arte. Ele explicou que a ideia era homenagear um período muito particular da cultura brasileira, que ainda respirava a influência do movimento tropicalista.

“Nos anos 80 ainda tinha uma influência do tropicalismo e eu quis fazer uma homenagem àquele mundo tropical que a gente vivia, apresentando um pouco aquela questão da natureza, das florestas”, comentou Pedrinho da Rocha, o designer da primeira mortalha.

A iniciativa de revisitar a primeira “mortalha” – como eram chamadas as primeiras versões dos abadás – é uma forma de celebrar a rica história do Camaleão, um dos blocos mais tradicionais e queridos da festa. É uma oportunidade para os foliões mais antigos sentirem a nostalgia e para os mais novos conhecerem um pedaço da trajetória que moldou o Carnaval de hoje.

Em 2026, o Bloco Camaleão terá uma presença marcante por três dias de folia. Além do domingo no Circuito Barra-Ondina, o bloco também percorrerá o Circuito Dodô na segunda e terça-feira de Carnaval, garantindo muita música e alegria sob o sol de Salvador. É uma verdadeira celebração aos 40 anos de uma história que começou lá em 1986 e continua mais forte do que nunca.

Para quem já está animado e não quer perder a chance de vestir essa peça histórica, as últimas unidades do abadá estão disponíveis. É possível comprar na loja da Central do Carnaval, localizada no 2º e no 3º piso do Shopping da Bahia, ou de forma prática e rápida pelo site oficial: www.centraldocarnaval.com.br. Garanta já o seu e faça parte dessa festa que une tradição e renovação!