Curiosidades e tecnologia

Bahia inova com uso da polissonografia no tratamento psiquiátrico

Clínica Holiste Psiquiatria na Bahia inova com polissonografia, melhorando o tratamento de distúrbios psiquiátricos e a qualidade do sono dos pacientes.
Por Redação
Bahia inova com uso da polissonografia no tratamento psiquiátrico

-

Compartilhe:

A qualidade do sono é essencial para manter o equilíbrio emocional, e sua privação está associada a distúrbios como ansiedade e depressão. Para enfrentar esses desafios, a Bahia se torna um cenário inovador com a introdução do Serviço de Medicina do Sono na clínica Holiste Psiquiatria, que utiliza a polissonografia para o tratamento de distúrbios psiquiátricos.

Conforme o médico Kayo Barbosa, responsável pelo projeto, a polissonografia é uma ferramenta diagnóstica que identifica padrões de sono alterados, frequentemente relacionados a condições mentais, como transtorno bipolar e esquizofrenia. A novidade dessa abordagem é integrar o exame ao plano terapêutico, permitindo um mapeamento preciso das anormalidades do sono que impactam a saúde mental.

“Os estudos sinalizam que a normalização da arquitetura do sono auxilia na melhora do humor e de sintomas ansiosos, além de impactar positivamente também a resposta ao tratamento medicamentoso”, explicou Barbosa. Ele salientou que a análise dos distúrbios do sono poderá facilitar o manejo de problemas de saúde mental, visto que o sono reflete funções cerebrais e emocionais frequentemente alteradas em transtornos psiquiátricos.

O médico ainda ressaltou que mudanças nos padrões de sono podem ser indicativas de sofrimento psíquico, proporcionando uma detecção precoce de transtornos mentais. Alguns distúrbios do sono têm potencial para agravar quadros psicológicos, tornando o tratamento do sono fundamental para esses pacientes.

Visando otimizar a recuperação, o Serviço de Medicina do Sono realiza os exames de polissonografia durante a internação psiquiátrica, o que permite diagnósticos e tratamentos imediatos, aumentando a adesão ao tratamento. Barbosa afirmou que a abordagem tem mostrado resultados positivos duradouros, ao restaurar a qualidade do sono e melhorar o humor, sintomas de ansiedade e condições físicas.

Por fim, um sono equilibrado também tem efeitos significativos nas funções cognitivas, como memória e concentração, facilitando a resposta às terapias em saúde mental, conforme destacou o psiquiatra.