Política

Andreza Lima: doméstica da Paraíba é a 1ª do Brasil com nova CNH

Andreza Lima dos Santos, uma empregada doméstica de 27 anos, é a primeira brasileira a obter a nova CNH, que promete mais acessibilidade.
Por Redação
Andreza Lima: doméstica da Paraíba é a 1ª do Brasil com nova CNH

Nova CNH -

Compartilhe:

A história de Andreza Lima dos Santos, uma empregada doméstica de 27 anos, moradora de João Pessoa, na Paraíba, ganhou destaque nacional. Ela se tornou a primeira brasileira a obter a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH), um marco anunciado pela Assessoria Especial de Comunicação do Ministério dos Transportes.

Nascida no interior da Paraíba, Andreza se mudou para a capital aos 20 anos em busca de melhores oportunidades. Hoje, ela é mãe de dois filhos e seu exemplo mostra como as novas políticas de digitalização podem transformar a vida das pessoas.

Uma conquista de independência e tranquilidade

Para Andreza, a chegada da nova CNH representa muito mais do que um documento. Significa independência e, acima de tudo, tranquilidade. Ela compartilhou as dificuldades do processo antigo, que muitas vezes impedia pessoas como ela de ter acesso à habilitação.

“Antes, o preço era muito alto e o tempo exigido atrapalhava quem precisa trabalhar”, afirmou Andreza. Ela destacou que a digitalização do processo facilitou o acesso para pessoas de baixa renda. “Com o novo sistema, muita coisa foi resolvida pelo aplicativo. Para quem não tem recursos, esse modelo facilita muito. É um avanço importante”, disse.

Andreza também contou sobre o receio que sentia antes de se regularizar, especialmente em fiscalizações de trânsito.

“Em blitz, dava um aperto no peito. Ninguém quer estar irregular, mas o processo antigo era caro e fazia a gente perder dias de serviço. Agora, a realidade é outra”, desabafou.

Como funciona a nova CNH

O processo de habilitação de Andreza foi feito de forma 100% digital, usando o aplicativo CNH do Brasil. Esse app faz parte do novo modelo que o governo federal lançou para simplificar e modernizar a emissão da carteira de motorista. A novidade busca desburocratizar e reduzir os custos para a população.

Nesta terça-feira, 16 de janeiro, Andreza se encontrou com o ministro dos Transportes, Renan Filho, durante a visita dele ao Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), órgão responsável pela emissão do seu documento.

Impacto da digitalização na Paraíba

Durante sua visita, o ministro Renan Filho pôde ver de perto como o novo modelo de emissão da habilitação está funcionando na Paraíba. Em apenas sete dias depois do lançamento da plataforma, o estado já registrou um grande número de interessados: 46.696 pedidos da nova CNH.

Desses, 18.629 candidatos já se matricularam no curso de formação e 7.459 já concluíram as aulas. Esses números mostram a alta demanda e a aceitação do novo sistema pela população.

Para o ministro, a simplificação e a digitalização do processo são um avanço importante para a cidadania.

“O sistema anterior acabava empurrando muitas pessoas para a informalidade”, comentou Renan Filho. Ele explicou que o novo modelo permite que condutores que já usavam motocicletas, como Andreza, consigam se regularizar depois de cumprir todas as exigências da lei.

O ministro estava acompanhado do diretor-superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto, e do secretário estadual de Segurança e Defesa Social, Jean Nunes. Renan Filho reafirmou o compromisso do governo federal com políticas públicas que ampliem o acesso à habilitação, diminuam custos e atendam às necessidades da população, contribuindo também para um trânsito mais seguro.