Política

Alba aprova aumento da idade para conselheiros dos Tribunais de Contas na Bahia

A Assembleia Legislativa da Bahia aprova PEC que eleva a idade limite para conselheiros dos Tribunais de Contas de 65 para 70 anos, beneficiando deputados.
Por Redação
Alba aprova aumento da idade para conselheiros dos Tribunais de Contas na Bahia

Fachada do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) e dos Municípios (TCM). -

Compartilhe:

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou, nesta terça-feira, 18, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 176/2025, que altera a idade limite para ingresso no cargo de conselheiro dos Tribunais de Contas do Estado (TCE-BA) e dos Municípios (TCM-BA), elevando de 65 para 70 anos.

De autoria do líder do governo, Rosemberg Pinto (PT), a proposta estabelece que candidatos ao cargo devem ter mais de 35 anos e menos de 70, comprovando idoneidade moral, reputação ilibada e notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos, financeiros ou de administração pública, além de mais de dez anos de experiência em funções relacionadas.

O líder governista destacou que uma mudança semelhante já foi implementada para nomeações aos tribunais superiores, como o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça.

Com a nova regra, dois políticos têm chances elevadas de serem nomeados para os tribunais de contas na Bahia. O deputado federal Josias Gomes (PT), que possui 69 anos, é considerado o favorito para substituir Pedro Lino, que faleceu em 2024, no TCE. Por outro lado, o ex-presidente da ALBA e atual deputado estadual Adolfo Menezes (PSD), aos 66 anos, é cogitado para assumir a presidência do TCM, atualmente ocupada por Francisco Netto, que deve se aposentar em agosto de 2026.

A proposta agora aguarda a sanção do governador Jerônimo Rodrigues (PT) para entrar em vigor.