Curiosidades e tecnologia

ABNT publica normas para manutenção de veículos elétricos no Brasil

A ABNT elaborou novas normas de manutenção para veículos elétricos no Brasil, definindo critérios de formação para mecânicos entre 2023 e 2025.
Por Redação
ABNT publica normas para manutenção de veículos elétricos no Brasil

Documento apresenta critérios de escolaridade, experiência e certificação -

Compartilhe:

A expansão dos veículos elétricos no Brasil levou a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) a elaborar novas normas de manutenção para o setor de reparo automotivo. O documento, que possui 14 páginas, define critérios de formação e responsabilidades para os profissionais que trabalham com a manutenção desses veículos.

A orientação técnica foi desenvolvida em uma série de nove reuniões realizadas entre 2023 e 2025 pela Comissão de Estudo de Inspeção, Reparação e Manutenção de Veículos Elétricos. O texto consolida informações de pesquisas, referências internacionais e as tecnologias mais atuais no segmento automotivo.

Um dos aspectos centrais da norma é a necessidade do mecânico de ser treinado especificamente para o veículo que irá reparar. Além disso, a ABNT salienta a importância do domínio sobre equipamentos adequados e o cumprimento de protocolos de segurança tanto individuais quanto coletivos, durante operações em campo ou nas oficinas.

As novas diretrizes estabelecem uma trilha de formação dividida em três níveis, cada um com requisitos e áreas de atuação distintas. O Nível 1 exige, por exemplo, que o mecânico tenha no mínimo o 5º ano do ensino fundamental e experiência de quatro anos como ajudante ou dois anos como mecânico, permitindo atuação restrita à parte mecânica e ao interior do veículo. O Nível 2 requer ensino médio completo e um curso em elétrica ou eletrônica automotiva, além de experiência, possibilitando intervenção em sistemas elétricos de baixa tensão e suporte a mecânicos de nível superior. Já o Nível 3 pede formação técnica ou superior em tração elétrica automotiva, com experiência em alta tensão, permitindo uma atuação mais ampla, que inclui reparos em baterias e coordenação da equipe da oficina.

Além disso, a ABNT determina que todos os mecânicos que atuam no setor de veículos elétricos devem comprovar a formação necessária, que pode ser realizada por meio de cursos com carga mínima de 160 horas ou mediante comprovação de experiência. Também é previsto um treinamento complementar com pelo menos 40 horas de duração, conforme legislação vigente.