Curiosidades e tecnologia

WhatsApp testa recurso de segurança para proteger menores no Brasil

WhatsApp testa novo recurso de segurança no Brasil que restringe dados de menores de 18 anos automaticamente, seguindo o ECA Digital para maior privacidade.
Por Redação
WhatsApp testa recurso de segurança para proteger menores no Brasil

WhatsApp vai lançar recurso de segurança para menores no Brasil; veja mais — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

Compartilhe:

O WhatsApp está desenvolvendo uma ferramenta de segurança novinha em folha, pensada para proteger os usuários mais jovens aqui no Brasil. A ideia é reforçar a privacidade e diminuir a exposição de informações pessoais de crianças e adolescentes na plataforma, um passo muito importante para a segurança digital.

Essa novidade foi descoberta pelo site especializado WABetaInfo, que sempre está de olho nas atualizações do aplicativo. Eles viram o recurso na versão de testes (beta 2.26.5.1) do WhatsApp para Android. O que chama a atenção é que o mensageiro da Meta vai aplicar configurações mais restritivas de forma automática para qualquer conta de usuário que tenha menos de 18 anos.

Mais privacidade para os jovens no WhatsApp

Quando o WhatsApp identificar que um usuário é menor de idade, algumas opções de privacidade serão ajustadas sozinhas. Essas mudanças visam criar um ambiente mais seguro, limitando quem pode ver certas informações no perfil.

  • Visto por último: A visibilidade dessa informação será restrita.
  • Seção 'Sobre' do perfil: Detalhes escritos nesta área ficarão menos acessíveis.
  • Links para outras redes sociais: Links externos que direcionam para outros perfis também terão sua visualização limitada.

O objetivo principal é evitar que dados importantes fiquem expostos a pessoas que não estão na lista de contatos do jovem. Isso diminui muito a interação com desconhecidos, um ponto crucial nas discussões sobre a segurança de adolescentes na internet hoje em dia. Assim, o WhatsApp não vai mais depender que o próprio usuário faça esses ajustes, cuidando da proteção por padrão.

Por que essa mudança é necessária?

A iniciativa do WhatsApp vem para se alinhar a uma lei brasileira fundamental: o ECA Digital (Lei nº 15.211/2025). Essa lei define regras claras e específicas para proteger crianças e adolescentes no mundo online. Ela exige que empresas de plataformas digitais reforcem as medidas de segurança, privacidade e controle de como os dados pessoais dos menores de idade são usados.

O ECA Digital entrará em vigor em março de 2026 e promete impactar não só o WhatsApp, mas também vários outros serviços digitais que são muito populares entre crianças e jovens no Brasil. É um esforço para que a internet seja um lugar mais seguro para todo mundo, especialmente para os mais novos.

Quando o recurso estará disponível?

Por enquanto, essas mudanças estão apenas na fase de testes do WhatsApp para Android e, como tudo que está em testes, podem sofrer alterações antes de serem lançadas oficialmente. A Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, ainda não falou publicamente sobre o recurso nem confirmou uma data para que ele chegue para todos os usuários.

A expectativa, como acontece com outras funcionalidades testadas pelo aplicativo, é que o recurso seja liberado aos poucos, depois que todos os testes forem concluídos e a empresa tiver certeza de que tudo está funcionando perfeitamente para garantir a melhor proteção possível aos seus usuários mais jovens.