Wagner Moura foi reconhecido pelo The New York Times como uma das 10 melhores atuações do ano de 2025, destacando-se entre grandes nomes do cinema internacional. A lista inclui artistas como Teyana Taylor, Jacob Elordi e Jessie Buckley, que também tiveram desempenhos notáveis em suas produções.
No texto publicado, Moura compartilha sua visão sobre o ato de atuar, enfatizando como a experiência e a maturidade o levam a incorporar mais de si mesmo em seus personagens. Ele afirma:
“Quanto mais envelheço, mais procuro trazer de mim mesmo para o personagem. É como compartilhar algo sobre mim, algo em que acredito. Sou uma pessoa muito política e, claro, isso se manifesta nas coisas que faço. Arte e política estão muito próximas”.
O artista também reflete sobre a alegria de atuar, comparando a experiência à brincadeira infantil.
“Ainda sinto alegria como se fosse uma criança. Acho que todos os atores — talvez artistas em geral — brincam, fingem, como as crianças fazem. Crianças são ótimos atores quando não são domesticadas. Elas são naturais, os melhores atores do mundo”, concluiu.
Além dessa conquista, o filme O Agente Secreto, no qual Wagner Moura atua, foi indicado ao Globo de Ouro 2026, nas categorias de “Melhor Filme em Língua Não Inglesa” e “Melhor Filme”. Moura também recebeu indicação como “Melhor Ator em Filme de Drama”, com os resultados sendo divulgados em uma live nas redes sociais no dia 8 de dezembro.

