Boas notícias para o futebol feminino baiano e sul-matogrossense! O Vitória, da Bahia, e o Mixto, do Mato Grosso do Sul, foram confirmados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para disputar a Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino deste ano. A decisão veio após a inesperada saída de dois times de peso: o Fortaleza, do Ceará, e o Real Brasília, do Distrito Federal.
A CBF, em um comunicado oficial publicado nesta quinta-feira (8), explicou que a escolha dos novos participantes foi baseada no “desempenho recente das equipes na segunda divisão”. Tanto o Vitória quanto o Mixto tiveram campanhas de destaque na Série A2 do ano passado, terminando em quinto e sexto lugares, respectivamente. Agora, terão a chance de brilhar na elite do futebol feminino nacional.
A saída do Fortaleza, que havia conquistado um acesso histórico para a Série A1 este ano, pegou muita gente de surpresa. O clube cearense anunciou o fim de todas as suas atividades no futebol feminino – de todas as categorias – no último dia 29 de dezembro. A decisão, segundo a Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do clube, foi por conta de restrições orçamentárias e da falta de capacidade financeira para manter a modalidade.
Para as Leoas, como é conhecido o time feminino do Fortaleza, 2025 foi um ano para guardar na memória. Além do tão sonhado acesso à primeira divisão do Brasileirão, elas levantaram o troféu de campeãs cearenses e conquistaram o título da primeira edição da Copa Maria Bonita, um torneio que reuniu nove equipes do Nordeste. Curiosamente, enquanto as mulheres brilhavam, o time masculino do Fortaleza teve um desempenho diferente, sendo rebaixado para a Série B do Brasileirão de 2026.
Já o Real Brasília, um representante tradicional do Distrito Federal no Brasileirão Feminino, também teve que desistir da competição. O motivo, segundo o próprio clube, foi a saída do patrocinador master, o Banco de Brasília. O anúncio foi feito pelas redes sociais no último dia de 2025, deixando a vaga em aberto.
Com as desistências, Vitória e Mixto ganham uma oportunidade de ouro para mostrar seu valor na principal competição de futebol feminino do país, prometendo grandes emoções para os torcedores.

