Esportes

Torcida do Bahia canta mais alto que a do Vitória em pesquisa nacional

Pesquisa 'Sons da Torcida' do OGLOBO revelou que a torcida do Bahia alcança volumes mais altos que a do Vitória em ranking nacional de barulho em estádios.
Por Redação
Torcida do Bahia canta mais alto que a do Vitória em pesquisa nacional

-

Compartilhe:

A paixão pelo futebol na Bahia é algo que move multidões, e quando falamos de Bahia e Vitória, a rivalidade transcende o campo. Um novo levantamento feito pelo jornal OGLOBO, batizado de "Sons da Torcida", colocou as duas maiores torcidas do estado lado a lado para ver quem faz mais barulho. E os números mostram que, no quesito volume, o Esquadrão de Aço cantou mais alto que o Leão da Barra.

A pesquisa "Sons da Torcida" mediu a intensidade do som nas arquibancadas dos principais times do Brasil em jogos específicos do Campeonato Brasileiro. Usando decibéis (dB), a unidade que mede a intensidade sonora, foram avaliados quatro pontos cruciais para entender qual torcida pulsa com mais força. Os resultados foram impressionantes e, claro, deram mais um capítulo para a eterna discussão entre tricolores e rubro-negros.

Bahia em destaque no Ranking Geral

No placar final da pesquisa, que somou pontos de cada uma das quatro categorias, a torcida do Bahia se destacou, garantindo a quinta posição no ranking nacional, com 37 pontos. Já a torcida do Vitória, com 23 pontos, ficou em décimo lugar. O Flamengo liderou a lista com 60 pontos, mostrando a força de sua torcida.

Os pesquisadores registraram o barulho diretamente do ponto mais próximo da torcida mais barulhenta de cada estádio. Vamos aos detalhes de como cada torcida se saiu:

  • Média de intensidade sonora: A torcida do Bahia fez um barulhão que atingiu a média de 90,5 dB durante a vitória por 1 a 0 sobre o Vasco, garantindo o sexto lugar no Brasil. Imagina o grito de gol! Já os torcedores do Vitória, em sua vitória contra o São Paulo na última rodada, alcançaram a média de 85,6 dB, ficando na 14ª posição.
  • Tempo acima de 90dB: Uma das categorias mais interessantes foi o tempo em que o volume da torcida ultrapassou os 90 dB. Essa faixa de som é tão alta que os jogadores precisam gritar para se comunicar em campo. A torcida do Bahia manteve esse nível por impressionantes 47,5% do tempo, um número que lhe rendeu o quinto lugar no ranking. O Vitória, por sua vez, registrou 15,7% do tempo acima dos 90 dB, ficando na 14ª colocação.
  • Pico de volume: No momento de maior euforia, o pico de volume do Bahia chegou a 112,6 dB, conquistando a sétima posição. O Vitória não ficou muito atrás, atingindo 112,2 dB e ficando em décimo lugar. Para se ter uma ideia, o maior pico de volume da pesquisa foi do Flamengo, com 114,9 dB, um nível que se aproxima do rugido de um tigre a poucos metros de distância!
  • Minuto mais alto: Quando o assunto é manter o ritmo e fazer um minuto de barulho intenso, a torcida do Vitória mostrou a força, ficando em quarto lugar com 106,4 dB de média nos 60 segundos mais intensos do jogo. Superou o Bahia, que ficou na nona posição, com 105,2 dB. Isso mostra que, mesmo perdendo no ranking geral, o Leão tem seus momentos de pura explosão sonora!

No fim das contas, a pesquisa reforça o que já sabemos: a paixão dos torcedores baianos é imensa. E, mesmo com os números apontando uma vantagem para a torcida do Bahia, o que fica é a energia contagiante que ambos os clubes levam para os estádios, transformando cada jogo em um verdadeiro espetáculo de som e emoção.