O Carnaval de Salvador, na Bahia, já está animando muito antes mesmo de começar oficialmente. A capital baiana está em festa com a notícia de um grande aumento na procura de turistas de outros países. Segundo dados da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), divulgados pelo prefeito Bruno Reis (União), a cidade registrou um impressionante salto de 43% no número de passagens aéreas internacionais emitidas para o período da folia.
Com a expectativa de receber mais de 1,2 milhão de pessoas, Salvador se prepara para bater recordes. A declaração do prefeito Bruno Reis à imprensa, no dia 4 de fevereiro, aconteceu antes da apresentação da programação e dos serviços municipais para o Carnaval, que começa no dia 12 de fevereiro. Ele destacou o impacto positivo desses números para a economia local.
"[Os números] nos mostram que nós vamos bater os recordes de ocupação hoteleira, manter toda a nossa cadeia do trade, do entretenimento do Carnaval movimentada. Todos com quem a gente conversa, atores do carnaval, seja dos blocos afro, dos blocos afoxés, dos blocos normais, dos camarotes [...] com vendas superiores de média 17% em relação ao ano passado", afirmou o gestor.
O prefeito também ressaltou a importância da festa para a vida de muita gente na cidade.
"Isso mostra a importância, a pujança do Carnaval para injetar recursos na economia, para gerar emprego e renda, para fazer com que as pessoas tenham dinheiro, muitos sobrevivem com esse dinheiro do Carnaval", completou Bruno Reis.
Mais voos e argentinos na liderança
Essa alta no número de visitantes estrangeiros já era esperada pela Secretária de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos (PDT), que também é vice-prefeita. Ela explicou que o aumento se deve, em parte, à ampliação da malha aérea internacional.
"A gente ampliou o número de voos, inclusive, recentemente, com o do Panamá. Também [há] alguns voos a mais para a Argentina. Isso vai aumentar, em média, 43% a mais de turistas internacionais", disse a vice-prefeita.
Entre os visitantes de fora, os argentinos estão vindo em peso, com um aumento de cerca de 63% em relação aos anos anteriores. Os portugueses também marcam presença forte, representando mais de 20% do total de turistas internacionais esperados.
Um Carnaval para todos: foco no social
Além da festa e da movimentação econômica, a prefeitura de Salvador não esquece do lado social do Carnaval. A Secult aproveitou para lembrar das ações que estão sendo feitas para apoiar os ambulantes, que são parte essencial da folia.
"O nosso Carnaval vai ter ainda um lado ainda mais forte para o social. O cuidado com os nossos ambulantes, com os filhos dos ambulantes, com alimentação e organização. O carnaval tem que ser bom para os turistas, mas também para os baianos", afirmou Ana Paula Matos.
Para a vice-prefeita, a alma do Carnaval de Salvador são os próprios baianos e a incrível diversidade cultural que a Bahia oferece. "A estrela do carnaval da Bahia são os baianos. Essa possibilidade de termos tanto ritmos diferentes, em cada esquina, em cada canto, você tem o palco do rock, o axé, o palco do samba, [...]. Essa diversidade só se tem na Bahia", concluiu.
Com tanta expectativa e números positivos, o Carnaval de Salvador promete ser uma experiência inesquecível, celebrando a cultura, a economia e, acima de tudo, a alegria do povo baiano.

