A jovem Maria Gabriela Lacerda, de 22 anos e natural do Piauí, foi eliminada do Miss Universo 2025 na última quarta-feira, 19, sem conseguir avançar para a lista das 12 semifinalistas. Apesar da eliminação, ela fez história ao levar o Brasil ao TOP 30 da competição, feito que não ocorria desde 2021.
Maria Gabriela chegou ao concurso representando a fé e a cultura brasileira com um traje típico inspirado em Nossa Senhora Aparecida. Em suas redes sociais, a candidata compartilhou sobre o significado da escolha: “Neste palco, não visto apenas um traje: represento a história, a fé e a identidade de um povo”, escreveu.
A piauiense, conhecida como Gaby, é jornalista e embaixadora da organização “Mães da Sé”, que auxilia na busca por pessoas desaparecidas. Se tivesse vencido, seria a segunda vez que o estado do Piauí conquistaria a coroa do Miss Universe Brasil, sendo a primeira em 2017 com Monalysa Alcântara.
Com experiência em concursos, Maria Gabriela já havia participado do Miss Teen Brasil em 2017 e, em 2021, conquistou o título de Miss Simpatia em uma competição nacional. O Miss Universo 2025 contou com a participação de 122 candidatas e suas etapas de seleção incluíram a formação de um TOP 30, seguido do TOP 12 e TOP 5, até a coroação da vencedora mexicana Fátima Bosch.

