O foguete Hanbit-Nano, da empresa sul-coreana Innospace, teve seu voo adiado novamente no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. A operação, que estava marcada para a tarde desta segunda-feira, 22, foi suspensa por conta das condições climáticas ruins na região. Com a janela de lançamento se encerrando ainda hoje, esta pode ser a última oportunidade para o foguete decolar em 2025.
A decisão de adiar partiu da Innospace e da Força Aérea Brasileira (FAB) após a previsão de fortes chuvas. Segundo o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER), esperava-se cerca de 3 milímetros de chuva por hora entre 13h e 16h. Essa condição climática representa um risco significativo para a segurança da operação e a integridade do equipamento.
Por que a chuva é um problema?
O foguete Hanbit-Nano está atualmente na plataforma, posicionado na horizontal e protegido por uma grande cobertura impermeável. Contudo, após a retirada dessa proteção, é necessário que uma sequência de procedimentos, com duração de aproximadamente seis horas, seja realizada de forma contínua. Essa sequência inclui:
- Elevação do foguete;
- Abastecimento;
- Contagem regressiva;
- Lançamento.
Manter o horário original significaria que o veículo ficaria fortemente exposto à chuva durante o abastecimento, uma etapa crucial e delicada da operação. Para evitar qualquer risco, a Innospace informou à FAB, por meio de um comunicado, que o mau tempo impedia o cumprimento do cronograma, levando à suspensão temporária até que a chuva diminuísse. A falta de uma previsão exata para o fim das precipitações deixou o novo horário de lançamento indefinido.
Histórico de adiamentos do Hanbit-Nano
Este não é o primeiro atraso na jornada do foguete Hanbit-Nano. A operação já enfrentou uma série de interrupções por diferentes motivos desde que chegou a Alcântara:
- 22 de novembro: O lançamento estava inicialmente previsto para esta data, mas foi adiado devido a problemas técnicos não detalhados.
- 17 de dezembro de 2025: Após o primeiro adiamento, o voo foi novamente suspenso por problemas técnicos detectados durante os preparativos finais, exigindo uma nova pausa na operação.
- 19 de dezembro: Remarcado para esta data, o lançamento precisou ser suspenso mais uma vez, também por ajustes técnicos e procedimentos finais de preparação do foguete.
Agora, no dia 22 de dezembro de 2025, o problema é o clima. Com o prazo final para o lançamento em 2025 se esgotando nesta segunda-feira, a equipe aguarda ansiosamente por uma janela de tempo seco para que o Hanbit-Nano possa, finalmente, alçar voo de Alcântara. A expectativa é grande, já que cada adiamento aumenta a tensão e a complexidade logística para todos os envolvidos.

