O governador Jerônimo Rodrigues (PT) comentou sobre a decisão dos Estados Unidos de suspender as sanções impostas ao ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal. A medida foi anunciada nesta sexta-feira, 12, e foi interpretada por Jerônimo como um reflexo da força da diplomacia brasileira.
Em suas redes sociais, o governador expressou sua satisfação com a retirada das sanções, que, segundo ele, reacendem os laços diplomáticos do Brasil. Ele ressaltou que a decisão do governo americano evidencia a diplomacia conduzida com seriedade, diálogo e respeito mútuo.
“Muito me alegra a retirada das sanções anunciadas contra o ministro Alexandre de Moraes. O presidente Lula tem reconstruído pontes, restabelecido relações internacionais e reafirmado que o Brasil trata suas instituições com soberania”, disse.
Para Jerônimo, o fortalecimento da democracia é essencial e o diálogo respeitoso entre países é fundamental. Ele concluiu afirmando que a democracia se fortalece através do diálogo, equilíbrio e responsabilidade, reiterando seu apoio a um Brasil respeitado no cenário internacional, com instituições robustas e uma política externa respeitosa.
A suspensão das sanções ocorre após a imposição inicial, em julho deste ano, quando Moraes e sua esposa foram listados na Lei Magnitsky devido a alegações de violação de direitos humanos e corrupção.

