Apesar da derrota por 2 a 1 para o Flamengo, no Barradão, em Salvador, na Bahia, o técnico Jair Ventura do Vitória manteve o otimismo em alta. Para o comandante rubro-negro, o desempenho da equipe na terceira rodada da Série A é um sinal positivo, e ele acredita que o Leão tem tudo para fazer um "grande ano" no Campeonato Brasileiro se mantiver o mesmo nível de atuação.
Em entrevista coletiva, Jair Ventura destacou o que considera ser o "grande segredo" para o sucesso do time. Segundo ele, o Vitória precisa demonstrar regularidade, sem "escolher jogos" para jogar bem e, fundamentalmente, "competir durante os 90 minutos" em todas as partidas.
"Esse é nosso grande segredo agora. Não temos que esperar uma goleada para dar resposta como foi ano passado. Não temos o direito de escolher jogos para jogar, principalmente de não competir. Temos que competir e ser organizados durante os 90 minutos. Hoje sofremos dois gols e não desorganizamos. Colocamos a bola no chão e quase empatamos, perdemos um pênalti. Essa é nossa lição, encarar todos os adversários como encaramos o Flamengo."
Apesar do resultado amargo, a resiliência e a organização mostradas em campo, mesmo após sofrer os gols, foram pontos positivos destacados por Jair. Para ele, essa postura é o caminho certo para conquistar vitórias.
"Se a gente jogar sempre assim, vamos ficar mais perto de nossas vitórias."
Reforços e recuperação do elenco
A esperança por um "grande ano" também mora na recuperação de jogadores e na integração de novos nomes ao elenco. O treinador citou que o time está ganhando novas opções com atletas voltando de lesão ou ganhando forma física, o que promete fortalecer o grupo.
Entre os nomes mencionados, está o atacante Marinho, que ainda não está em sua melhor condição física. Jair Ventura avaliou que o jogador está em "nota 6" e precisa chegar à "nota 10" para entregar seu máximo. Outros atletas citados foram Renzo López, atualmente fora, Fabri, que está quebrando um galho em outra posição, Martínez, que fez sua estreia, e Edu, que está retornando aos poucos.
Ainda sobre Marinho, o técnico garantiu que, mesmo sem a forma física ideal, o atacante será utilizado de maneira inteligente para explorar suas características, como "puxando para dentro" e usando seu famoso "mini míssil aleatório", referência aos seus chutes potentes e muitas vezes imprevisíveis. Quando estiver 100%, a expectativa é que ele ajude bastante o time.
Com a expectativa de ter todas as peças à disposição e em sua melhor forma, Jair Ventura reafirmou sua confiança no potencial do elenco para fazer um "ano bom", apesar do revés recente.
Próximo compromisso
O Vitória agora foca no seu próximo desafio. A equipe enfrenta o Bahia de Feira na próxima quarta-feira, dia 18, às 21h30, no Barradão, em jogo válido pela oitava rodada do Campeonato Baiano.

