Polícia

Hackers ameaçam expor dados de assinantes do PornHub

Um grupo de hackers, o ShinyHunters, afirma ter roubado 200 milhões de registros de usuários premium do PornHub e ameaça publicá-los, incluindo e-mails e localizações.
Por Redação
Hackers ameaçam expor dados de assinantes do PornHub

Grupo de hackers ameaçam vazamento de dados do PornHub -

Compartilhe:

Um grupo de hackers, que se autodenomina “ShinyHunters”, fez uma afirmação bombástica nesta terça-feira, 16: eles teriam conseguido roubar uma montanha de dados de clientes que assinam o serviço premium do PornHub. E a ameaça é clara: se não receberem o que pedem, todas as informações serão jogadas na internet para quem quiser ver.

Segundo o grupo, o volume de dados roubados é gigantesco. Eles alegam ter em mãos mais de 200 milhões de registros, que somam impressionantes 94 GB de informações sobre os assinantes do famoso site de conteúdo adulto. Entre os dados que teriam sido pegos, estão e-mails e até a localização dos usuários.

A tática dos hackers, de acordo com o site BleepingComputer, que é especializado em segurança digital, é o velho e conhecido pedido de resgate. Os criminosos estariam exigindo um pagamento do PornHub para que esses dados não sejam publicados, mantendo a privacidade dos usuários em jogo.

PornHub se pronuncia sobre o caso

Diante da gravidade da situação, o PornHub não demorou a se manifestar. A empresa confirmou que houve um acesso a dados de alguns usuários, mas fez questão de frisar que não considera isso uma “brecha” direta em seus sistemas de segurança. A explicação dada na última sexta-feira, 12, é que a invasão teria acontecido em um serviço de análise de dados de terceiros chamado “Mixpanel”, usado pela companhia no passado.

A plataforma de conteúdo adulto esclareceu que os dados obtidos seriam “limitados” e pertenceriam a “alguns usuários”. Além disso, o PornHub fez questão de tranquilizar seus clientes, garantindo que informações cruciais não foram comprometidas.

“Nenhuma senha, credencial, dado de pagamento ou documento de identificação governamental foi comprometido ou exposto, e desde então nós protegemos as contas afetadas e interrompemos o acesso não autorizado”, dizia a nota do PornHub.

Ainda de acordo com o comunicado do site, a parceria com a Mixpanel já não existe desde 2021. Isso sugere que os dados que teriam sido roubados, na verdade, seriam antigos, datando justamente do período em que as duas empresas ainda trabalhavam juntas. Essa informação adiciona uma camada de complexidade ao caso, indicando que o vazamento, se verdadeiro, não é de informações super recentes.

A Mixpanel, por sua vez, também se pronunciou. A empresa disse estar ciente do comunicado feito pelo PornHub, mas afirmou que não há nenhuma indicação de que esses dados tenham sido acessados por conta de um incidente de segurança que a própria Mixpanel teria sofrido em novembro passado. Ou seja, a Mixpanel nega que a culpa seja de um evento recente em seus sistemas.

Em resumo, enquanto os hackers ameaçam expor milhões de informações, o PornHub tenta acalmar os ânimos, afirmando que os dados são antigos, limitados e que o mais importante – como senhas e detalhes de pagamento – continua seguro. A situação ressalta a importância da segurança digital e como dados, mesmo que considerados "antigos", ainda podem se tornar um alvo e causar grandes transtornos.