Presente no efervescente Carnaval de Salvador, na Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) foi questionado nesta sexta-feira (13) sobre a recente polêmica envolvendo a cantora Daniela Mercury e a ordem de saída dos trios elétricos. Com uma postura diplomática, Jerônimo preferiu não aprofundar no assunto, enfatizando o direito de cada artista de lutar por seus interesses e, principalmente, exaltando a grandiosidade da festa.
O governador fez questão de ressaltar seu respeito pela Rainha do Axé.
"Cada artista vai fazer sua defesa. Eu respeito a Daniela. A memória mais forte da Daniela é o Pôr do Som, ela tem grandeza para isso. Ela é embaixadora do tema das crianças", afirmou Jerônimo Rodrigues.
A controvérsia em questão ganhou destaque após Daniela Mercury conseguir na Justiça o direito de seu bloco, o Crocodilo, ser o primeiro a desfilar no circuito Barra-Ondina no domingo (15). A decisão judicial considerou a importância histórica do bloco, que foi o pioneiro na inauguração desse mesmo circuito em 1996, o que o torna o mais antigo em atividade nesse percurso.
Foco na Festa e Visita Presidencial
Longe das disputas judiciais, Jerônimo Rodrigues aproveitou a ocasião para elogiar o andamento do Carnaval baiano, que já está em seu segundo dia. Ele destacou os aspectos positivos da folia, citando áreas como a segurança, a saúde, a geração de renda e o trabalho essencial dos catadores de materiais recicláveis.
"Eu vou preferir mostrar que nós temos de bom e de outra boa forma para isso [...] Já começou o Carnaval, é o segundo dia. Eu vi os dados hoje. Segurança, saúde, renda, catadores", declarou o governador, mostrando otimismo com os primeiros balanços da festa.
Ainda em sua fala, Jerônimo Rodrigues confirmou a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Campo Grande, em Salvador, no sábado (14). Lula deve acompanhar parte do Carnaval do camarote oficial do governo, reforçando a parceria entre o estado e o governo federal.
"Amanhã teremos o Lula para ver isso, para prestigiar isso. O Lula vai vir prestigiar o Carnaval da Bahia e a Bahia vai prestigiar o Lula. A gente vai resolver essas coisas com muita qualidade", pontuou o governador, celebrando a visita do chefe de Estado.A expectativa é que a presença presidencial traga ainda mais visibilidade e apoio à maior festa popular do planeta, que segue encantando baianos e turistas com sua energia contagiante e diversidade cultural. O evento demonstra a força cultural do estado e a capacidade de organização das autoridades para garantir que a alegria e a tradição sigam firmes. Enquanto a festa segue a todo vapor, o foco principal permanece na celebração e na valorização da cultura baiana.

