O Expande Capão, evento que ocorre de 20 a 22 de novembro no Vale do Capão, na Chapada Diamantina, divulgou sua programação que conta com a presença de cientistas e líderes indígenas. Essa iniciativa, que inclui oito mesas temáticas e 18 convidados, busca promover o diálogo entre ciência contemporânea e saberes tradicionais, abordando temas como ancestralidade, neurociência, saúde mental, enteógenos, cannabis e políticas públicas.
A programação, que é gratuita e acontece no Coreto da Vila, está estruturada em torno do conceito de reconexão, visando unir tradição e inovação para repensar o cuidado e a saúde mental. A curadoria do evento é assinada por Marco Algorta, referência no desenvolvimento da indústria canábica na América Latina, e Diogo Busse, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
No primeiro dia do evento, será discutido o tema "Território, Tradição e Pertencimento", às 16h, explorando a relação da comunidade local com o turismo espiritual e a expansão da consciência. Os debates contarão com a participação de especialistas como Dra. Cecília Nizarala e Cris Nishimori.
Na sexta-feira, as mesas abordarão "Ciência, comunicação e soberania", com debates focados em estratégias de comunicação sobre a expansão da consciência, além de uma discussão crucial sobre a regulação da cannabis, com a presença de especialistas como Dra. Mariane Ventura e Augusto Vitale Marino.
O evento será encerrado no sábado com o eixo "Cuidado, integração e futuro", abordando novos modelos terapêuticos e as regulamentações futuras dos psicodélicos, mediado por integrantes da comunidade científica e indígena.
Promovido pela Viramundo Produções e apoiado por parceiros locais, o Expande Capão reforça o Vale do Capão como um polo de cultura, educação e turismo sustentável, em um momento que coincide com o festival Capão in Blues, proporcionando experiências enriquecedoras ao público.

