Política

EUA cortam tarifas de importação de café e carne do Brasil em 10%

Na sexta-feira, 14, EUA anunciam corte de 10% nas tarifas de importação de café e carne do Brasil, visando equilibrar preços elevados no mercado americano.
Por Redação
EUA cortam tarifas de importação de café e carne do Brasil em 10%

Governo norte-americano anunciou queda na sexta-feira, 14 -

Compartilhe:

O governo dos Estados Unidos anunciou, na noite de sexta-feira, 14, uma redução nas tarifas de importação de produtos brasileiros, como café, carne e açaí. A medida, que se seguiu ao chamado "tarifaço" de 50% imposto ao Brasil desde agosto, representa um corte de 10%, passando a taxa para 40%.

Segundo informações do Ministério da Agricultura, a nova taxa incide também sobre as chamadas taxas de reciprocidade, aplicadas a outros fornecedores. Havia expectativa de que houvesse a extinção total das tarifas, e a redução inicial foi celebrada por aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nos últimos dias, Brasil e EUA estavam em negociações para flexibilizar a imposição, que ganhou destaque depois do encontro entre Lula e o presidente norte-americano Donald Trump, ocorrido em outubro, na Malásia.

Após o anúncio da diminuição das tarifas, Trump declarou que não acredita que sejam necessárias novas alterações nesse sentido. Ele mencionou que o recente recuo tem como objetivo equilibrar os preços do café, que estavam elevados no mercado americano, e cada vez mais a expectativa é de que esses valores apresentem redução.

Os produtos em questão, especialmente o café e a carne, são de grande importância para a economia brasileira, com o Brasil sendo um dos maiores fornecedores desses itens aos Estados Unidos. A alta nos preços desses produtos no mercado norte-americano motivou as recentes ações.