Política

COP30 em Belém: metas climáticas e fundo para preservação de florestas

COP30 começa hoje em Belém, com a definição de metas climáticas e lançamento de fundo para a preservação de florestas, com Lula abrindo as discussões.
Por Redação
COP30 em Belém: metas climáticas e fundo para preservação de florestas

Cúpula de chefes de estado acontece a partir desta quinta-feira, 6 -

Compartilhe:

A COP30: Dia D começa hoje, 6 de novembro, com a definição de metas globais para o clima, em Belém, no Pará. Embora o evento oficial inicie apenas na próxima segunda-feira, 10, os debates sobre as diretrizes para o futuro ambiental do planeta têm início nesta quinta-feira, com a cúpula de chefes de Estado.

O encontro, que se estenderá até esta sexta-feira, 7, contará com discursos de líderes mundiais, com a abertura realizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a partir das 10h30. A expectativa é que essa cúpula defina o tom das negociações que ocorrerão ao longo das duas semanas do evento, que se estende até 21 de novembro.

Outro ponto importante da programação será o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre, previsto para às 13h30, com o objetivo de financiar ações de preservação e desenvolvimento sustentável em países que abrigam grandes áreas de floresta.

A COP30, como estabelecido, traz uma mudança na estrutura tradicional do evento, com a realização da cúpula de líderes antes do início das discussões formais, visando reduzir o fluxo logístico em Belém e acelerar os debates técnicos e diplomáticos que ocorrerão a partir do dia 9.