A cidade de Salvador, na Bahia, já respira os ares do Carnaval, e a preparação para a folia está a todo vapor. De olho na segurança dos milhares de foliões, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) orquestrou uma grande simulação de emergência. A ação aconteceu nesta sexta-feira (6), bem no cartão-postal do Farol da Barra, testando a resposta a um Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV).
O objetivo dessa iniciativa é afinar a comunicação e a ação entre as diversas equipes de urgência e emergência. A ideia é garantir que, em qualquer eventualidade, a ajuda chegue rápido e de forma coordenada, assegurando a segurança e o cuidado com a saúde de quem vai brincar nos circuitos da festa.
Simulação de Desastre com Trio Elétrico
A simulação foi bem específica: um cenário de desastre envolvendo um trio elétrico, que teria deixado muitos foliões feridos. Essa situação extrema serve para colocar à prova, na prática, todo o conhecimento dos protocolos de atendimento, a comunicação entre os envolvidos e a articulação entre os diferentes níveis de gestão. Não foi uma ação isolada. Várias instituições se uniram para esse treinamento crucial, com entidades municipais, estaduais e até federais participando, mostrando um esforço conjunto para um Carnaval mais seguro.
Instituições que participaram do simulado:
- A própria Sesab;
- O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu);
- A Defesa Civil de Salvador (Codesal);
- A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador);
- A Guarda Civil Municipal (GCM);
- O Corpo de Bombeiros;
- A Polícia Militar da Bahia (PM-BA);
- A Polícia Civil (PC);
- O Departamento de Polícia Técnica;
- O Grupamento Aéreo da PM (Graer);
- A Vigilância Sanitária e Ambiental.
HGE Preparado para Atendimento de Alta Complexidade
Um ponto vital da simulação foi testar o tempo de resposta para levar as vítimas até os hospitais. Para isso, o Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas do Hospital Geral do Estado (HGE) foi o ponto de referência, mostrando sua capacidade de acolher e cuidar dos feridos. O HGE, aliás, está preparado para receber até 60 pacientes de uma só vez em casos de emergência grave, sendo a unidade principal para atendimentos mais complexos durante a folia.
Atenção à Saúde da Mulher e Testagem de ISTs
Além dos acidentes, a saúde da mulher também tem atenção especial. O Hospital da Mulher terá o serviço de Assistência à Mulher Exposta à Violência Sexual (AME) funcionando de forma contínua. Equipes com assistente social, psicólogo e ginecologista estarão a postos para acolher e atender adequadamente as mulheres que precisarem.
Pensando na prevenção, seis pontos de testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) serão montados pelos circuitos do Carnaval. Uma forma importante de cuidar da saúde de todos.
"Nosso objetivo é ter equipes treinadas, integradas e prontas para responder rapidamente a qualquer situação. O Governo do Estado realiza um investimento robusto de R$ 15 milhões nas ações de saúde durante o Carnaval, assegurando desde o atendimento pré-hospitalar até a assistência hospitalar de alta complexidade. Esse investimento contempla diversas frentes, como testagem rápida para ISTs, plantões reforçados nas unidades de saúde, serviços especializados, atuação integrada da Força Nacional do SUS e fortalecimento da rede hospitalar. Torcemos para que não ocorram incidentes, mas, se algo acontecer, nossa rede de saúde está preparada para responder com rapidez e qualidade, garantindo que a festa aconteça com segurança e cuidado com a vida", destacou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

