Uma grande novidade agitou os preparativos para o Carnaval de Salvador, na Bahia, e já está dando o que falar entre os foliões. As tradicionais festas que marcam o pré-Carnaval da capital baiana, o Furdunço e o Fuzuê, tiveram seus dias de realização invertidos a partir de 2026, uma mudança que foi recebida com muito entusiasmo pelo público.
Historicamente, o Fuzuê, conhecido por sua proposta mais familiar e cultural, acontecia sempre aos sábados. Já o Furdunço, que embala a multidão com mais agitação e pede uma dose extra de energia dos participantes, era realizado aos domingos. A decisão de trocar essas datas, colocando o Furdunço no sábado e o Fuzuê no domingo, se mostrou um verdadeiro sucesso.
Foliões comemoram a nova ordem do pré-Carnaval
Quem esteve no circuito Barra-Ondina neste sábado, 7, durante as festividades do pré-Carnaval, pôde sentir a energia da mudança. O Portal A TARDE conversou com alguns foliões, e a aprovação foi quase unânime. Muitos destacaram que a inversão dos dias permite que aproveitem a festa de um jeito muito melhor.
O cabeleireiro Ítalo, por exemplo, classificou a decisão como algo muito bem pensado e estratégico. Para ele, a mudança se encaixa perfeitamente na dinâmica do Carnaval, otimizando a diversão:
“Eu achei muito interessante, muito estratégica. Vai fazer bastante sentido para essa nova jornada do Carnaval. A gente consegue se divertir muito melhor.”
A recepcionista Vanessa O’Hara, que tem uma rotina de trabalho mais rígida por ser CLT, também celebrou a alteração. Para ela, ter o Furdunço – que exige mais disposição física – no sábado é ideal, pois permite um dia de descanso no domingo antes de retomar a semana. "Para mim, que sou CLT, está ótimo. Dá para curtir no sábado e descansar no domingo. Para mim, está tudo lindo, tudo ótimo", afirmou Vanessa.
Nem todos sentiram um grande impacto, mas a maioria viu a mudança com bons olhos. O psicólogo Elinei Oliveira, por exemplo, disse que a alteração foi “tranquila” e não afetou em nada sua experiência na folia. “Não teve nenhuma grande alteração. Vou estar aqui todos os dias curtindo igualmente. A galera já se programa para sair com sua turma, então acho tranquilo nesse sentido. Todo mundo vai acabar se divertindo de alguma maneira”, avaliou Elinei.
Mudança é permanente, confirma prefeito Bruno Reis
A boa notícia para os foliões é que essa nova dinâmica veio para ficar. O prefeito de Salvador, Bruno Reis, confirmou durante o pré-Carnaval que o formato será mantido de forma definitiva. Segundo o gestor municipal, a decisão não foi aleatória; ela foi baseada em extensas pesquisas e em muitos pedidos que vieram diretamente do público.
O prefeito explicou que a maioria esmagadora das pessoas pedia essa inversão. Ele ressaltou a diferença entre os eventos: o Furdunço, que agora é no sábado, tem um perfil mais “festivo”, ideal para quem busca mais agitação. Já o Fuzuê, no domingo, se alinha melhor a uma proposta mais “cultural, voltada para crianças e famílias”.
“Nós fizemos pesquisas e ouvimos provocações nas redes sociais. A maioria, de forma praticamente esmagadora, pediu a mudança e nós atendemos. Hoje, sabemos que este é um evento mais festivo, enquanto o outro tem um perfil mais cultural, voltado para crianças e famílias. A decisão foi acertada e, com certeza, vai se perpetuar nas próximas gestões”, declarou Bruno Reis.
Com a aprovação dos foliões e a confirmação de que a mudança é permanente, o Carnaval de Salvador segue se reinventando para oferecer a melhor experiência a todos que amam a maior festa de rua do planeta.

