Política

Bruno Reis celebra recorde de público no Carnaval de Salvador

O prefeito Bruno Reis celebra o Carnaval de Salvador com recorde de público e ocupação hoteleira, destacando a organização e os desafios de uma megaoperação.
Por Redação
Bruno Reis celebra recorde de público no Carnaval de Salvador

Circuito Barra-Ondina -

Compartilhe:

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, fez nesta segunda-feira (16) um balanço bastante otimista do Carnaval da capital baiana, destacando números históricos e a organização da prefeitura. Segundo o gestor, o domingo de folia, dia 15, marcou um recorde com a presença de quase dois milhões de pessoas nos principais circuitos da festa. O cenário era de “cidade lotada”, conforme o próprio prefeito.

A grandiosidade do público foi acompanhada de uma operação eficiente, garantindo que o dia transcorresse sem grandes problemas. Bruno Reis ressaltou que a estrutura montada em Salvador é incomparável globalmente, dada a escala do evento.

“A cidade continua lotada. Já ajustamos as operações de transporte e, se Deus quiser, hoje tudo vai ocorrer na maior normalidade”, afirmou o prefeito Bruno Reis, comentando sobre o desafio de gerir um evento dessa magnitude.

Salvador registra recordes em diversos setores

O impacto do recorde de público não se limitou aos circuitos. A movimentação intensa foi sentida em vários pontos da cidade. No setor hoteleiro, a taxa de ocupação atingiu a marca impressionante de 99,5% no domingo, superando os 96,4% registrados no mesmo período do ano passado. Aeroportos e a nova rodoviária também tiveram um fluxo de pessoas muito acima do normal.

O Aeroporto de Salvador, por exemplo, registrou 78 pousos no domingo, um aumento de 30% em comparação com as 60 chegadas de aeronaves no ano anterior. Esses números confirmam a grande procura pela capital baiana durante a festa.

O prefeito detalhou a complexidade da operação para atender a essa multidão.

“Não tem nenhum evento no mundo que tenha dois milhões de pessoas em apenas três circuitos. Primeiro você faz a revista de todo mundo que entra, depois oferece limpeza, iluminação, saúde, segurança, transporte, trânsito. É realmente uma megaoperação”, explicou Bruno Reis.

Ainda segundo ele, os circuitos Dodô, Osmar e Batatinha reuniram aproximadamente 1,97 milhão de foliões somente no domingo. O circuito do Campo Grande, por exemplo, recebeu cerca de 700 mil pessoas, enquanto a Barra-Ondina concentrou mais de 1 milhão.

Estratégias para uma festa segura e satisfatória

Uma das estratégias da prefeitura para lidar com o grande volume de pessoas foi a distribuição do público entre os diferentes circuitos. Essa medida ajudou a evitar a superlotação em áreas específicas de Salvador, na Bahia, e buscou proporcionar uma melhor experiência para todos.

O maior desafio para a gestão, conforme o prefeito, é garantir que a infraestrutura e os serviços públicos consigam acompanhar o crescimento constante da festa, mantendo a qualidade para todos os participantes.

“O que a gente precisa é ter capacidade de realizar o Carnaval para que as pessoas se distribuam melhor na cidade e saiam com alto nível de satisfação e desejo de voltar”, pontuou.

Prefeito lamenta acidente e reforça alerta de segurança

Apesar do balanço positivo, o prefeito Bruno Reis expressou profunda tristeza pela morte de uma foliã que, infelizmente, se acidentou ao tentar subir em um caminhão-pipa de uma empresa que prestava serviço à Limpurb. A mulher escorregou e caiu, resultando na fatalidade. O prefeito informou que o motorista e a equipe da Limpurb estão muito abalados com o ocorrido, e testemunhas confirmaram que foi um acidente.

“A gente lamenta e recebe essa notícia com muita tristeza”, declarou.

Bruno Reis aproveitou para fazer um alerta importante aos foliões: é proibido e perigoso tentar subir nos veículos de limpeza. Ele reforçou que, apesar de existirem imagens circulando nas redes sociais, essa prática representa um risco sério para a segurança.

O prefeito também mencionou pequenos incidentes relacionados a um trio privado no desfile da Barra-Ondina, mas destacou a rápida capacidade de resposta da operação geral do Carnaval.

“Eu estou, de verdade, muito feliz com o resultado, com a entrega até aqui. Comparado com outros anos, é o ano que a gente menos tem problemas. Problemas sempre vão existir, porque a Prefeitura não controla, por exemplo, um problema operacional de um trio privado. Mas, no geral, é uma excelente operação”, finalizou Bruno Reis, reforçando o sucesso do Carnaval 2023.