Esportes

Brasileirão 2025: Mirassol e Cruzeiro surpreendem; gigantes sofrem

O Brasileirão 2025 terminou com Mirassol e Cruzeiro surpreendendo com vagas na Libertadores, enquanto Fortaleza, Santos e Inter viveram dramas e decepções.
Por Redação
Brasileirão 2025: Mirassol e Cruzeiro surpreendem; gigantes sofrem
Compartilhe:

O Campeonato Brasileiro da Série A de 2025 terminou com algumas histórias de superação e outras, nem tanto. Enquanto a disputa pelo título ficou entre os clubes mais esperados, a tabela de classificação guardou grandes surpresas e também algumas decepções marcantes para os torcedores.

As gratas surpresas do campeonato

Quem roubou a cena e se tornou a grande revelação da competição foi o Mirassol. Recém-chegado à elite do futebol brasileiro, o time paulista fez uma campanha espetacular, terminando o campeonato na quarta posição. Esse feito inédito garantiu ao Mirassol uma vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores da América, algo impensável para um clube que fazia sua estreia na primeira divisão.

Outro time que brilhou intensamente foi o Cruzeiro. Depois de uma temporada de 2024 cheia de resultados ruins, o clube celeste deu a volta por cima de maneira impressionante. O time chegou a disputar o título até as rodadas finais, teve o artilheiro do Brasileirão, Kaio Jorge, e fechou o torneio na terceira colocação, assegurando também sua presença na Libertadores do próximo ano. Uma verdadeira redenção para a equipe de Minas Gerais.

Decepções e dramas no topo e na parte de baixo da tabela

Se houve quem surpreendesse para o bem, também teve quem amargasse um ano muito abaixo do esperado. Uma das maiores decepções foi o Fortaleza. O time do Nordeste, conhecido por sua solidez e por ter chegado a uma final de Copa Sul-Americana, viveu um ano de altos e baixos e acabou sendo rebaixado para a Série B após perder para o Botafogo na última rodada.

O Internacional também flertou com o perigo. No início do campeonato, muitos apontavam o Colorado como um forte candidato a ameaçar Palmeiras e Flamengo. No entanto, o time gaúcho entrou em um declínio preocupante, chegando à última rodada na 18ª posição, com grandes chances de queda. A pressão era enorme, mas o Internacional conseguiu vencer o Bragantino e, com a combinação de outros resultados, escapou do rebaixamento na bacia das almas, garantindo a 16ª posição e a permanência na Série A para 2026.

Por falar em decepção, o Santos com a volta de Neymar também não teve a trajetória esperada. Com o craque lesionado em boa parte do campeonato, o Peixe passou a maior parte da competição brigando contra o rebaixamento. A salvação só veio nas últimas três rodadas, com o camisa 10 jogando no sacrifício, com uma lesão no joelho, para garantir a permanência do clube na elite nacional. Uma temporada de muita angústia para os torcedores santistas.

Além desses casos mais dramáticos, outros clubes com elencos fortes também tiveram um desempenho aquém do esperado e ficaram apenas com vagas na Copa Sul-Americana, já que a competição internacional garantiu presença até o 14º lugar. Entre eles estão:

  • Grêmio
  • Atlético Mineiro
  • Vasco
  • São Paulo

O Brasileirão 2025, de fato, entregou emoções do início ao fim, redefinindo expectativas e mostrando que no futebol, a surpresa está sempre à espreita.