Curiosidades e tecnologia

Banco Central confirma vazamento de 5 mil chaves Pix do Agibank

O Banco Central confirmou vazamento de dados cadastrais de 5.290 chaves Pix do Agibank, entre dezembro de 2025 e janeiro. Senhas e saldos estão seguros, e clientes serão notificados apenas via app.
Por Redação
Banco Central confirma vazamento de 5 mil chaves Pix do Agibank

Agibank diz que problema foi identificado e corrigido rapidamente -

Compartilhe:

O Banco Central do Brasil confirmou nesta sexta-feira (13) que uma falha nos sistemas do Agibank expôs dados cadastrais de 5.290 chaves Pix. A instituição financeira já corrigiu o problema e garante que não houve prejuízos para os clientes, mas o alerta serve para reforçar a atenção com a segurança digital.

De acordo com a nota divulgada pelo Banco Central, o incidente aconteceu entre os dias 26 de dezembro de 2025 e 30 de janeiro. É importante destacar que as informações vazadas são de natureza cadastral, ou seja, dados básicos que não comprometem o sigilo bancário nem permitem movimentações financeiras.

Quais dados foram expostos e quais estão seguros?

Para a tranquilidade dos usuários, o Banco Central fez questão de esclarecer que tipo de informação foi acessada e, principalmente, qual tipo não foi. Veja a lista:

  • Dados expostos: Nome completo do titular da chave Pix, CPF com parte dos números escondidos, a instituição bancária de relacionamento, número da agência e o tipo e número da conta.
  • Dados seguros (não vazaram): Senhas, saldos de conta, extratos bancários, histórico de movimentações financeiras ou quaisquer outros dados protegidos por sigilo bancário.

A autoridade monetária reforçou que, com essas informações cadastrais, não é possível fazer transações, acessar contas ou ter acesso a qualquer outro dado financeiro sensível. Isso significa que o risco de impacto financeiro direto para os clientes é considerado baixo.

Resposta do Agibank e medidas de segurança

O Agibank se pronunciou sobre o ocorrido, informando que a falha foi pontual e rapidamente identificada e corrigida pela equipe técnica. O banco também destacou que, até o momento, não há nenhum registro de que clientes tenham sofrido perdas financeiras por conta desse vazamento. Assim que o problema foi detectado, o Agibank implementou medidas técnicas adicionais para reforçar a proteção dos dados de seus usuários.

Como os clientes serão avisados? Atenção aos golpes!

O Banco Central fez um alerta importantíssimo sobre como os clientes afetados serão comunicados, justamente para evitar golpes. A notificação será feita de forma exclusiva pelo aplicativo ou pelo internet banking do próprio Agibank.

"Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail."

Portanto, se você receber qualquer contato por telefone, SMS, e-mail ou aplicativo de mensagem se passando pelo Agibank ou pelo Banco Central para tratar sobre esse vazamento, desconfie imediatamente. Provavelmente é uma tentativa de golpe para roubar seus dados ou dinheiro.

Investigação e possíveis penalidades

O Banco Central informou que já iniciou os procedimentos para apurar todos os detalhes do caso. Ao final da análise, caso sejam identificadas irregularidades ou descumprimento de normas, o Agibank poderá sofrer penalidades, conforme previsto na regulamentação do sistema financeiro.

Incidentes como esse servem como um lembrete constante da importância da segurança digital, tanto para as instituições financeiras quanto para os usuários. Manter senhas fortes, verificar a autenticidade dos contatos e usar apenas os canais oficiais dos bancos são hábitos essenciais para proteger suas finanças.