Entretenimento

BaianaSystem gera debate após anúncio em camarote de Salvador

BaianaSystem anuncia show no Camarote Salvador 2026 e provoca forte debate nas redes sociais sobre seu posicionamento no carnaval. Fãs questionam a coerência da banda.
Por Redação
BaianaSystem gera debate após anúncio em camarote de Salvador

Grupo fará um show inédito ao lado de Lazzo Matumbi no dia 12 de fevereiro -

Compartilhe:

A banda BaianaSystem, conhecida por arrastar multidões de forma gratuita no Carnaval de Salvador, agora está no centro de uma grande polêmica. O motivo é o anúncio de sua participação no Camarote Salvador 2026, que gerou uma enxurrada de críticas nas redes sociais e abriu um debate intenso sobre o posicionamento do grupo.

A apresentação está marcada para o dia 12 de fevereiro, data que marca a abertura oficial da festa na capital baiana. A banda fará um show inédito ao lado de Lazzo Matumbi. Além deles, o Olodum também está confirmado para o primeiro dia do evento.

Contradição para alguns fãs e ironia nas redes

A escolha da BaianaSystem para um espaço privado como um camarote causou um grande estranhamento em parte do público. Muitos internautas apontam uma suposta contradição com a trajetória do grupo, que sempre esteve associada à ocupação do espaço público e ao carnaval 'pipoca', gratuito para todos.

As redes sociais viraram palco para comentários ácidos. No X (antigo Twitter), por exemplo, um usuário questionou a coerência da banda:

"Meu deus. Depois de tanta lacração sobre carnaval pipoca, sobre ocupação de espaço público, o @baianasystem não re$istiu né. Me choca e não me choca. Parabéns pelas lacrações, foi sempre muito emocionante e convivente."

Outros comentários seguiram na mesma linha de crítica, reforçando a ideia de que a banda estaria indo contra sua própria história:

"O que serão dos futuros carnavais? Muito doido, depois de Baiana System fazer um fortalecimento da pipoca no Carnaval, num movimento de critica aos blocos, tocar em um camarote, que nada mais é do que a privatização do espaço público. É incoerente com a própria história da banda".

As reações não pararam por aí. Mensagens como “Vamos combinar que baiana virou banda de « elite » há muito tempo… novidade zero”, “Achei uma decisão equivocada da banda se apresentar num camarote, principalmente esse.” e até acusações mais duras como “Kkkkkkk baianasystem fazendo show no camarote mais elitizado de Salvador e nos outros dias pregando militancia na rua. Eu amo a hipocrisia da esquerda” e “Mds baiana system se prostituindo total” foram publicadas.

A visão do Camarote Salvador

Diante da repercussão, o Camarote Salvador se manifestou sobre a escolha da BaianaSystem. Em comunicado, a organização classificou a participação da banda como uma "reverência à Bahia e a ancestralidade".

"Esse movimento traduz exatamente isso: a força de uma cultura que se reinventa sem perder suas raízes. É um presente para o público e uma homenagem à nossa terra e à nossa música", afirmou Luciana Villas Boas, CEO da empresa responsável pelo Camarote Salvador.

A equipe do portal ChicoSabeTudo tentou contato com a BaianaSystem para que a banda pudesse comentar a repercussão, mas até o fechamento desta matéria não houve resposta. O espaço segue aberto para o posicionamento do grupo.