Esportes

Bahia garante Alejo Véliz do Tottenham para 2026 por R$ 55 milhões

Bahia fecha contrato de cinco anos com o atacante argentino Alejo Véliz, vindo do Tottenham, por 9 milhões de euros. O reforço chega ao Esquadrão em 2026.
Por Redação
Bahia garante Alejo Véliz do Tottenham para 2026 por R$ 55 milhões

Alejo Véliz pelo Rosario Central -

Compartilhe:

O torcedor do Esquadrão pode comemorar! O Bahia garantiu um reforço de peso para o futuro do time. O atacante argentino Alejo Véliz, que hoje pertence ao Tottenham, clube gigante da Premier League inglesa, vai vestir a camisa tricolor por cinco temporadas a partir de 2026. A notícia, que foi divulgada inicialmente por Yuri Santana e confirmada pelo Portal A TARDE, movimentou o cenário esportivo.

A negociação entre o time baiano e o Tottenham, que é o dono dos direitos do jogador, chegou a um final feliz com a compra fechada em 9 milhões de euros, o que dá cerca de 55 milhões de reais. Quem trouxe essa informação foi o jornalista César Luis Merlo. Mas atenção: Véliz só chega ao Brasil depois de cumprir o empréstimo que tem atualmente com o Rosario Central, na Argentina.

Véliz chega em 2026, mas já faz parte do planejamento do Bahia

O contrato de Alejo com o clube argentino vai até junho de 2026. Depois dessa data, ele arruma as malas e desembarca em Salvador para se juntar ao elenco do Bahia. Essa contratação mostra bem a estratégia do Esquadrão: o clube está adiantando seus movimentos no mercado de transferências internacionais, buscando talentos que possam impactar o time a médio e longo prazo.

Com apenas 22 anos, Alejo Véliz já tem um currículo respeitável. Ele não é apenas uma promessa, mas um jogador com experiência em grandes palcos do futebol sul-americano e europeu. Além disso, tem uma forte ligação com o Rosario Central, onde se destacou novamente após passagens mais discretas por clubes da Europa.

Quem é Alejo Véliz: Destaque na Argentina e experiência internacional

Formado nas categorias de base do Rosario Central, Alejo Véliz rapidamente chamou a atenção no futebol argentino. Em 2023, sua performance o levou à Europa, sendo negociado com o Tottenham por cerca de 15 milhões de euros.

No Velho Continente, o jovem atacante teve experiências de empréstimo em clubes como o Sevilla e o Espanyol, na Espanha. Em 2025, ele voltou para casa, para o Rosario Central, onde reencontrou seu bom futebol e voltou a brilhar. Pelo time argentino, Véliz participou de 79 partidas, marcou 24 gols e deu uma assistência, além de ter sido peça importante na conquista da Liga Argentina de 2025. Esse desempenho, claro, reacendeu o interesse de grandes clubes da América do Sul, e foi o que pavimentou sua vinda para o Bahia.

O atacante também é figura carimbada nas seleções de base da Argentina. Ele jogou o Sul-Americano Sub-20 e a Copa do Mundo Sub-20 em 2023. Isso significa que ele chega ao futebol brasileiro com o status de uma aposta jovem, sim, mas que já foi testada e aprovada em diferentes e importantes competições.

Bahia planeja o presente e o futuro

Com Alejo Véliz garantido para o segundo semestre de 2026, o Bahia não para e segue de olho no mercado de transferências para reforçar o time ainda nesta janela. A ideia é encontrar um atacante que não pese muito no bolso do clube para atender às necessidades imediatas do elenco, enquanto o argentino não chega.

A diretoria quer preencher essa lacuna no ataque sem comprometer o orçamento, já que a chegada de Véliz no meio de 2026 já está planejada como um reforço principal. Atualmente, o técnico Rogério Ceni conta com Willian José como o principal artilheiro e referência no ataque, além do jovem Dell, visto como uma grande aposta interna para se desenvolver na posição.